O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e de Serviços de Picos (SINTRACS) está fiscalizando o horário de expediente dos funcionários deste setor no final e ano.
O presidente da entidade, Marcos Holanda, conta que a empresa que ultrapassa as horas estabelecidas de trabalho, deve pagar regularmente a hora extra e ainda repor o dia de folga do trabalhador.
“O trabalhador do comércio no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro, é natural que o comércio comece a ficar aberto até mais tarde, por conta do Natal, do ano novo, mas há dentro do comércio, uma escala de revezamento, onde aquele trabalhador que ultrapassa o horário de duas horas, é pago a hora extra. Os que trabalham no domingo, além da reposição da folga do domingo, é pago 100% da hora normal”, destacou.
O presidente do sindicato afirmou que o aumento do expediente no comércio ajuda a movimentar a economia, que atualmente passa por recessão.
“Nós estamos vivendo uma crise sem precedentes no país, e Picos não é diferente, então por essa razão, é preciso que a empresa mantenha os seus funcionários e é preciso vender, e o trabalhador também precisa ganhar, então ele trabalha no domingo, mas tem uma folga na semana, e também o que ele vendeu é comissão, mais as horas extras. Isso é o que a gente tem o cuidado de voltar para fazer a fiscalização nesse sentido”, explicou.
Marcos Holanda falou ainda que com as novas regras da Reforma Trabalhista, o sindicato não tem mais como impedir que o funcionário trabalhe aos domingos, porém, é necessário que a empresa cumpra a regra das 44 horas semanais de serviço.
CONFIRA AS ENTREVISTAS COM MARCOS HOLANDA