De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Picos já choveu 245 milímetros neste mês de dezembro. O técnico do órgão, Eugênio Lopes, afirma que na região já choveu 40% do total esperado para o período de inverno.
“A pré-estação que nós informamos que deveria durar em torno de oito a dez dias, durou nove, onde tivemos a maior chuva dos últimos quinze anos, que foi de 147 milímetros, que ocorreu no dia 04 [de dezembro]. O total de toda chuva do período foi de 245 mm, isso representa em torno de 40% do nosso inverno”, disse.
Eugênio Lopes informou ainda a previsão para Picos são de dias ensolarados. “Já há dois dias, já estamos no terceiro e ocorreu a mudança prevista, voltamos a dias ensolarados, mas ficou realmente o grande benefício que proporcionou a chuva. Os próximos dias nossos serão ensolarados ou parcialmente nublados, dificilmente, mas pode acontecer alguma chuva isolada em parte da região”.
O técnico do INMET classificou ainda a acentuada incidência pluviométrica em Picos.
“Foi de suma importância, tanto para o suprimento dos reservatórios de água, que estavam muito secos, como para o clima. E de um modo geral, a chuva para nós sempre é de fundamental importância. Os pequenos açudes da região todos transbordaram, as grandes barragens também receberam água, a vegetação vai ser restaurada, portanto a gente vê de uma forma muito satisfatória, uma onda de chuva no período em que a gente mais estava necessitando”, finalizou Eugênio Lopes.
CONFIRA A ENTREVISTA COM EUGÊNIO LOPES