Está chegando o dia que enlouquece até os mais recatados consumidores: a Black Friday. A data é uma tradição dos Estados Unidos, onde os descontos podem ultrapassar os 50% e marca o início da temporada de compras natalinas.
Comemorada sempre no mês de novembro, a Black Friday também já é sucesso no Brasil, desde 2010. Entretanto, a data é famosa também pelas “pegadinhas” aos consumidores. A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos, Anne Louise Bertino, dá dicas para o consumidor não cair em falsos descontos.
“Na Black Friday se você não tiver cuidado, você acaba caindo no ‘conto do vigário’. As pessoas antes de comprarem, tem que ver se aquele produto realmente está com desconto. Os grandes sites também fazem essa parte de ilusão, que eles primeiro aumentam os preços para depois baixarem na Black Friday. Então é necessário ter muito cuidado”.
Anne fala que é mais seguro comprar em loja física, que as virtuais, pois caso o consumidor tenha alguma reclamação, ele sabe onde encontrar os responsáveis. A vice-presidente orientou ainda que o cliente, antes de fazer qualquer compra online, que verifique o histórico da loja no site “reclame aqui”, que traz uma lista de queixas das empresas.
CONFIRA TODAS AS DICAS NA ENTREVISTA COM ANNE LOUISE