Início Destaque Unidade Escolar Helvídio Nunes completa 50 anos e é homenageada em Sussuapara

Unidade Escolar Helvídio Nunes completa 50 anos e é homenageada em Sussuapara

A Unidade Escolar Helvídio Nunes, situada na localidade de Novo Paquetá, município de Sussuapara, completa 50 anos e recebe homenagem nesta quarta-feira (15). A escola foi nomeada em condecoração ao ex-governador Helvídio Nunes de Barros (in memorian). A cerimônia teve como objetivo resgatar parte da história da educação da instituição de ensino.

A diretora da unidade, Geni Leal da Silva, fala das atividades que foram desenvolvidas durante a festa de comemoração do aniversário da escola. Geni Leal destaca ainda o que a unidade representa para toda população de Sussuapara.

“Os 50 anos da Unidade Escolar Helvídio Nunes têm um grande significado para a comunidade de Sussuapara de um modo geral e de Novo Paquetá, em especial. Essa escola, ela é história para o município, hoje é até difícil dizer qual filho de Sussuapara que não passou pela Escola Helvídio Nunes, se você for em uma universidade no município de Picos, pública ou privada, em um percentual muito bom você vai encontrar alguém que passou por esta escola. Hoje nós contamos com um quadro muito bom de professores que eram alunos daqui e hoje voltaram, são concursados. E a nossa equipe procura fazer um trabalho de excelência para a escola crescer, porque estamos trabalhando em uma instituição que de certa forma é um pouco nossa, ela vai engrandecer a nossa pessoa e o nosso lugar”, pontuou a diretora Geni Leal.

As comemorações iniciaram na segunda (12) e encerraram nesta quinta-feira (14) e contou com a festa de aniversário, gincana, apresentações culturais, festival de línguas.

O evento contou com a presença da comunidade de Sussuapara, as autoridades municipais também prestigiaram cerimônia e ainda, representando o homenageado Helvídio Nunes de Barros, o seu filho Carlos Luís Nunes de Barros.

História

A escola chegou à comunidade de Novo Paquetá através de uma solicitação do então vereador Pedro Leal de Oliveira, em 1960, que requereu ao governador da época, Helvídio Nunes de Barros, a construção de uma escola, o vereador teve seu pedido atendido no ano de 1967.

No ano seguinte, a escola foi inaugurada. E em 1997, através de uma assembleia geral com todos os funcionários da escola, pais, alunos e a comunidade em geral, foi criado o Conselho Escolar da referida unidade.

Em 2012 a instituição comportava alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Já em 2003 foi implantado o Ensino Médio no local; no ano de 2006 foi iniciada a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Projovem Campo dos Saberes da Terra chegou a funcionar de 2010 a 2012.

A unidade passou por inúmeras reformas estruturais e hoje funciona com três turnos com as modalidades de educação básica (Fundamental II e Ensino Regular), modalidade EJA médio. E finalmente, a primeira turma de curso superior semipresencial em Administração pela Universidade Aberta do Brasil, a UAPI.