Uma pesquisa divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça revelou que quase um terço dos adolescentes infratores internados em instituições do Piauí não foram sentenciados, e estão internados por decisão provisória. O estado é o quarto do país com maior porcentagem de adolescentes internados provisoriamente.

De acordo com o levantamento do CNJ, o Piauí tem 209 adolescentes internados. 162 foram sentenciados cumprem uma sentença estipulada pela Justiça. 47 estão internados por decisão provisória. O número representa 29,1% do total de adolescentes internados.

Ainda segundo o CNJ, há apenas três meninas infratoras internadas no Piauí. Uma delas é interna provisória.

Os números colocaram o Piauí na quarta posição de estado com maior proporção de adolescentes internados provisoriamente em relação ao número total. O primeiro da lista é o Amazonas, com 44,15% de adolescentes internos provisórios, seguido por Ceará e Maranhão.

Em números absolutos, o estado de São Paulo apresentou a maior quantidade de adolescentes internados: 7911. Em segundo lugar, vem o estado do Rio de Janeiro com 1654 internados. Em todo o Brasil, são mais de 26 mil adolescentes internados, sendo 3921 internos provisórios e 22.642 sentenciados.

G1