Os detentos que sofreram uma infecção de origem ainda não identificada, na Cadeia Pública do município de Altos, testaram negativo para a Covid-19, segundo a Secretaria de Justiça (Sejus). O exame foi realizado na última sexta-feira (8), após os presos apresentarem um quadro de insuficiência renal.

Depois de ter sido detectada a infecção nos presidiários, sete deles precisaram ser internados. De acordo com a Sejus, a partir do momento que o preso recebia alta, ele retornava para a penitenciária.

A Sejus também informou que nenhum dos presos apresentava os sintomas da Covid-19 e que os testes foram solicitados por questões de segurança.

Além da Covid-19, foram coletadas as amostras de 43 detentos para os exames de: hemograma, sumário de urina, TGO, creatinina, sódio, potássio, cloro, hantavírus, adenovírus, leptospirose e hepatite A. A suspeita é de que seja uma intoxicação por água ou alimentar.

“Com isso, a Secretaria de Estado da Justiça reitera que não foram diagnosticados casos de Covid-19 em todo o sistema prisional piauiense até hoje e que todas as medidas de prevenção serão reforçadas para que a doença não chegue nas suas 17 unidades penais”, informou a Secretaria.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

G1