Desde o início da manhã de hoje, 02 de novembro, Dia de Finados, a movimentação de familiares é grande nos cemitérios públicos da cidade de Picos. No São Pedro de Alcântara foi celebrada uma missa às 06h em homenagem aos entes queridos, a expectativa é que ao longo do dia, centenas de pessoas ainda devam passar pelo local.
A grande movimentação de familiares também é registrada em outros cemitérios públicos do município. A data serve também para movimentar a economia, ambulantes aproveitam para vender velas, arranjos para túmulos e até mesmo lanches e água nas proximidades dos jazigos.
Mas nem tudo eram flores para quem esteve no Cemitério São Pedro de Alcântara, pois eram grandes as reclamações de quem foi manter a tradição de visitas aos túmulos dos entes já falecidos. As pessoas tiveram que enfrentar uma verdadeira prova de paciência para conseguir estacionar seus veículos, o que provocou aborrecimento de muitos motoristas.
A principal reclamação dos visitantes foi a falta de estacionamento e a ausência de guardas de trânsito no local no momento de maior fluxo de veículos para orientar os condutores e facilitar a locomoção de automóveis e transeuntes. Os agentes estiveram, em um horário cedo pela manhã no local, mas posteriormente foram embora.