Diante várias denúncias que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) recebe a respeito de maus tratos de animais domésticos, o órgão irá intensificar as fiscalizações, e caso seja constatado crime, o responsável será autuado por maus tratos e conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos referente a lei de crimes ambientais do município.
O fiscal ambiental da SEMAM, Regis Feitosa, fala como a secretaria age quando chega uma denúncia. “ A gente tem recebido denúncias e também tem colhido as solicitações da polícia militar quando ela passa com essas denúncias referentes a maus tratos, e a gente tem recebido da população também, e a gente vai até o local fazer a verificação para ver se procede ou não a questão dos maus tratos ou qualquer outro tipo de infração que possa ter acontecido referente aos maus tratos”, conta.
Segundo o fiscal ambiental, as denúncias são rotineiras e os animais recolhidos ficam sobre a competência do Centro de Zoonoses de Picos, a SEMAM compete apenas à averiguação das denúncias.
“ A recolha dos animais é um procedimento que tem que ser feito legalmente pelo município, é o Zoonoses que faz isso, é de competência do Zoonoses, ninguém tem o dever ou o direito de matar ou de perseguir e mutilar qualquer animal ”, disse.
O fiscal orienta que se tem animais nas ruas que prejudiquem a população, ou que mordeu alguém, deve ser feita uma notificação ao poder municipal para que as providências sejam tomadas.
Confira a entrevista
Regis Feitosa-