Acontece hoje em Picos o I Fórum Comunitário Unicef, que reúne representantes de conselhos, sociedade civil e Poder Público Municipal. O objetivo do evento é reunir entidades que trabalham assuntos relacionados à criança e o adolescente juntamente com a sociedade para discutir metas assistenciais para o referido público e trouxe como tema ‘Eu e Picos Crescendo Juntos: Cidadania Como Pilar para o Crescer Social da Criança e do Adolescente’.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Francivaldo Barbosa, fala da importância da realização de atividades voltadas para a conquista do Selo Unicef em Picos. Ele fala ainda das ações que estão sendo desenvolvidas para a conquista do 2º selo para a cidade.
“A gente vê com muito amor, com muito carinho e atenção essa questão do Selo Unicef. Nós já estamos partindo para o nosso bicampeonato e com certeza vamos ganhar. Esse é o ponta pé inicial, é o primeiro Fórum Comunitário, ‘Eu e Picos, crescendo Juntos’, é o ponta pé inicial da nossa luta para conseguir novamente ganhar o Selo Unicef”, destacou.
Liana Barbosa, que faz parte da articulação do Selo Unicef em Picos, destaca que os trabalhos que estão sendo executados objetivam mostrar para a sociedade as políticas setoriais que estão sendo trabalhadas em prol da criança e do adolescente dentro do município no que diz respeito à saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e ainda, trabalhando o ser social.
“É para que essa criança e esse jovem da nossa cidade possam ter a oportunidade de crescer e se desenvolver. E crescendo e se desenvolvendo, contribuindo para nossa sociedade como um todo.
A conselheira tutelar, Valtânia Moura, destaca que as ações para a proteção de crianças e adolescentes devem ser desenvolvidas em conjunto, entre as instituições e entidades que trabalham poe eles. Ela destaca ainda que o Conselho Tutelar sozinho não consegue sanar os problemas sociais que envolvem esses menores.
“A gente sabe que Picos é uma cidade que tem um índice de crianças e adolescentes vulnerável, negligenciado pelas suas famílias, fora da escola, sem ter a proteção, sem ter a busca pelo quesito saúde e ações como essa, é importante porque desperta toda a rede, desde a Secretaria de Educação, de Saúde, Assistência Social, o Conselho Tutelar, CNDCA (Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente), quer dizer, a sociedade d um modo geral”, opinou.
O evento teve início às 08 horas de hoje (21) e segue até as 17 horas e está sendo realizado na Escola Municipal Padre Madeira.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
FRANCIVALDO BARBOSA-
LIANA BARBOSA-
VALTÂNIA MOURA-