Durante toda a manhã deste sábado (28) a programação da Rádio Difusora de Picos foi voltada às comemorações do seu 39º aniversário. A emissora foi inaugurada no dia 29 de julho de 1979, mas a celebração teve início hoje (28).
O programa desta manhã teve a apresentação de Jota Batista e Assis Santos e contou com participações de violeiros, repentistas e comunicadores que fizeram parte da história da rádio.
O repentista Francisco Reis Barrazul participa há vários anos da programação da Difusora de Picos e falou do sentimento de apresentar seu trabalho durante os programas.
“Sempre participei dos eventos da rádio, inclusive os jantares que sempre nos ofereceram, os aniversários e outros eventos e mais um que estou por aqui participando. A Rádio Difusora é a rádio de Picos. […] O sentimento é de alegria, realização e um motivo a mais para a gente se unir e valorizar mais os nossos ouvintes e companheiros da rádio”, expressou.
Rosa Maria de Carvalho Beserra é a diretora administrativa da rádio, ela ingressou no grupo em 23 de julho de 1979, antes mesmo da inauguração oficial da Difusora, como recepcionista e foi ascendendo na empresa.
“Foi o primeiro veículo de comunicação da macrorregião de Picos, atendendo anseios e desejo da equipe encabeçada pelo senador dr. Helvídio Nunes de Barro, e eu sei que foi uma grande evolução na época e continua até hoje. A Rádio Difusora continua com seus 39 anos com o seu ouvinte fiel, a participação, a visita pessoalmente. O que significa toda minha vida aqui dentro da rádio, é realmente a grande parte da minha vida, foi o meu primeiro trabalho aqui na Difusora, depois eu tive outro trabalho paralelo como professora, mas aqui nunca deixou de ser o principal e continua até hoje, então eu posso dizer que a rádio é a minha vida”, destacou.
O comunicador José Francisco de Barros, mais conhecido como José Elpídio, contribuiu com a emissora durante vários anos e sempre está presente durante as comemorações da rádio. Em 29 de julho de 1979, às 8:43 da manhã, entrava oficialmente no ar a Rádio Difusora. Porém, dias antes, foi levado ao ar em caráter de testes o programa “Correspondente do Interior”, um quadro de avisos mesclado com músicas apresentado por José Elpídio e que logo atingiu altos índices de audiência. Ele falou sobre sua trajetória na primeira grande rádio da cidade.
“É uma alegria muito grande, até um momento de emoção, chegando aqui onde passei tantos anos, acho que mais de seis anos, fui o primeiro apresentador desde a inauguração com os programas correspondentes em duas audições, 11h e 17h30 e o programa Tarde Alegre. Sempre que eu posso vir aqui, principalmente no aniversário da rádio, é uma sensação de alegria muito grande, de prazer, porque aqui nós fundamos e tivemos a oportunidade de ser útil, não só a Picos, mas a toda macrorregião”, pontuou.
Tião Luz, que trabalhou na emissora, falou sobre a importância da comunicação em Picos e a contribuição da Difusora, não só para Picos, mas toda região que ela abrange.
“Meu marco inicial foi apresentar o primeiro jornal de rádio jornalismo, o Informativo Global, no dia 01 de maio de 1980 e foi sensacional, eu confesso que carrego isso, foi um marco. A rádio de segunda a domingo, a semana completa, tinha programação contemplando todos os segmentos da sociedade, isso é de uma riqueza cultural enorme, não tem precedência, eu não conheço em outro lugar algo parecido e todos os programas com comunicadores, com pessoas à altura daquela missão”, declarou.
A Rádio Difusora é uma emissora de rádio brasileira com sede em Picos, Piauí, operante na frequência de 920 kHz. Foi fundada por Helvídio Nunes de Barros e pertence ao Sistema de Comunicação de Picos, juntamente com a rádio Grande FM e o portal Grande Picos.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
ROSA MARIA-
FRANCISCO REIS BARRAZUL-
JOSÉ ELPÍDIO-
TIÃO LUZ-