Em discurso na cerimônia de formatura da Universidade de Notre Dame, nos EUA, o juiz federal Sergio Moro afirmou neste domingo (20) que “ninguém está acima da lei”, e que esse deve ser um princípio para a estabilidade da democracia no Brasil.
“O alicerce de nações democráticas é o Estado de Direito, o que significa que todos têm direito à igual proteção da lei. Isso quer dizer que é preciso proteger os mais vulneráveis, mas também que ninguém está acima da lei”, declarou.
Moro foi o principal orador da cerimônia de formatura da Universidade de Notre Dame, instituição católica fundada em 1842 e sediada no estado de Indiana, que reúne cerca de 12 mil alunos.
A função já foi ocupada por ex-presidentes dos Estados Unidos como Barack Obama, George W. Bush e Ronald Reagan, entre outras autoridades.
O magistrado brasileiro afirmou que o trabalho na Operação Lava Jato —que condenou, segundo ele, “ex-governadores, congressistas, um ex-presidente da Câmara e até um ex-presidente”— não tem sido fácil, e citou “ameaças, riscos e tentativas de difamação”.
“Alguns criminosos não querem mudar o status quo da corrupção e da impunidade. E eles são muitos, e poderosos”, declarou, sem entrar em detalhes sobre as ameaças.
Antes, o presidente da universidade, John Jenkins, afirmara que Moro atua sob “grande risco pessoal para si e para sua família”.
UOL