Servidores contratados do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) estariam há dois meses sem receber os salários, é o que afirma um funcionário do HRJL. Ele – que preferiu não se identificar – é concursado, seu pagamento está em dia e procurou a nossa reportagem para denunciar a atual situação que seus colegas contratados estariam passando.
O servidor público falou que cerca de 150 a 200 pessoas estão passando necessidade por conta do atraso nos vencimentos. “A situação é periclitante, porque estão há dois meses com salários atrasados e gente passando até necessidade para comprar alimento. Então, a gente que está de fora, vê a situação e procura ver um jeito para poder ajudá-los a receber o dinheiro para comprar alimento. Falta um pouco de sensibilidade da direção”, afirmou.
O denunciante disse também que a categoria que está sem receber, não pode fazer nenhum um tipo de manifestação, porque eles correm o risco de perderem seus empregos. Ele, como é efetivo, está procurando os meios de comunicação para expor a situação dos colegas.
“Eles não procuram com medo de perder o emprego, se procurar para reclamar é demitido, então não reclamam de jeito nenhum. Eu estou aqui como cidadão, não é porque eu estou recebendo o meu em dia, que eu estou vendo os outros funcionários passando necessidade, que eu vou ficar calado. Estou tomando essa atitude como cidadão, porque eu não aguento mais ver, dá vontade até de chorar da situação desse pessoal”, lamentou.
O servidor disse ainda que a maioria que está com os pagamentos em atraso, trabalha sem empenho. “Eu escuto deles o desânimo total, você não vê aquela garra para trabalhar, trabalhando de qualquer jeito, […] porque quem está com o salário atrasado, não trabalha direito”, contou.
O OUTRO LADO
A nossa reportagem falou com a diretora do Regional, Patrícia Batista, que afirmou que apenas o mês de março está em atraso e o mês de abril, também não foi pago, porém está dentro dos cinco dias úteis de tolerância. Segundo ela, a Fundação Hospitalar já apontou que a regularização salarial dos servidores será feita até o final deste mês.
“A Fundação Hospitalar assumiu o Hospital Regional Justino Luz a partir de julho do ano passado e desde então, todos os salários do hospital estavam rigorosamente em dia, o que acontece hoje é que nós temos o mês de março que está em atraso, dos contratados, por conta que historicamente, se a gente for atrás nos últimos anos, a secretaria [Estadual de Saúde], entre janeiro, fevereiro e março fecha as atividades, os repasses financeiros e reabre e vai colocando tudo em dia, a nossa expectativa é que até o final de maio esteja tudo regularizado”, pontuou.
A diretora da unidade falou ainda que há uma grande preocupação em regularizar os vencimentos. “O nosso compromisso é que o funcionário trabalhe e ele receba, a gente tem toda essa preocupação e a presidência da Fepiserh (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares) é muito sensível a essa questão e hoje mesmo nós já tratamos desse assunto com eles e que está sendo visto juntamente com a Secretaria de Fazenda a regularização para a gente colocar em dia”, concluiu.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
FUNCIONÁRIO-
PATRÍCIA BATISTA-