Quatro karatecas picoenses participam de Campeonato Norte e Nordeste de Karatê Interestilos e conquistam quatro medalhas, uma de ouro e três de prata. O evento esportivo aconteceu em Paruapebas, no estado do Pará, entre os dias 27 e 29 de abril e é classificado como zonal porque é realizado com disputa de esportistas de regiões específicas.
A karateca picoense Wanessa Costa conquistou duas medalhas, ela concorreu à categoria de luta adulta feminina e ficou em primeiro lugar, ganhando a medalha de ouro e na luta Kata, ficou em 2º lugar, levando a medalha de prata.
José Tomás disputou pela categoria adulto masculina e foi vice-campeão, ele trouxe uma medalha de prata. E o João Paulo, lutou pela categoria juvenil e também ficou em segundo lugar, conquistando outra medalha de prata.
O professor, Francisco Arcanjo, responsável pela Associação de Karatê de Picos (ASKAPI) falou da conquista desses jovens picoenses no esporte e das dificuldades de conseguir patrocínio para levar os karatecas para participarem de campeonatos em outros estados.
Ele fala que já conseguiu apoio financeiro de alguns empresários do município e também da prefeitura de Picos, mas ainda não é suficiente para levar mais esportistas para participarem das disputas em outros estados.
“A nossa seleção é composta por 10, 15 karatecas e só três conseguiram ir [ para o campeonato] devido à falta de recursos, que não foi suficiente. Conseguimos uma quantia até significativa, mas não foi suficiente para levar de sete a dez atletas, porque daria muita despesa”, lamentou.
A sede da Askapi fica localizada na Avenida Severo Eulálio e caso algum político ou empresário desejar agregar seu nome ou marca à esses campeões picoenses, podem estar procurando o professor Arcanjo, na academia ou pelo telefone (89) 9 9979-9525. Ele pede ajuda para que os esportistas picoenses possam representar nossa cidade em disputas nacionais e também internacionais.
“Temos umas propostas boas, mas ainda não é o suficiente. […] Precisamos de apoio do poder público municipal, estadual, os deputados. Temos que correr atrás para conseguir representar o nosso país. A gente precisa muito de mais parcerias que possam nos apoiar, principalmente os três guerreiros”, disse.
Arcanjo disse ainda que seus atletas estão precisando de quimonos, que é a vestimenta para ser utilizada durante a luta. Segundo ele, os jovens não têm condições financeiras para comprar a roupa e necessitam de patrocínio.
CONFIRA O ÁUDIO DE FRANCISCO ARCANJO-
João Paulo trouxe uma medalha de prata
José Tomás conquistou uma medalha de prata
Nesse campeonato, os karatecas picoenses receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Picos, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Picos, Physical Academia, Dr. Alisson Costa Morais, Protoanálises, Ótica e Joalheria Brilhante, Dr. Leonardo Fonseca Maia, Visiomed (Dra. Cristina Bandeira), Dr. Bruno Miranda, Asconta (Assessoria Contábil), Óticas Rivelliny, AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), Colégio Machado de Assis, Moto Moura, Supermercado Ki Preço, Gráfica Brito, Odonto Primus, Gráfica Gadêlha, Stúdio Som, Lanchonete e Restaurante Saborear e A Fórmula.