Uma idosa identificada como Maria do Carmo Prado, de mais de 80 anos, está internada no Hospital do bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina, depois de ser resgatada de sua casa no bairro Piçarreia I. Segundo os vizinhos, ela contou que estava sendo mordida por ratos e relatou dores nas pernas. A família da idosa foi encontrada e ela será encaminhada a um abrigo.

Segundo o relato de vizinhos, a senhora morava sozinha havia bastante tempo e os moradores do bairro às vezes davam comida quando ela pedia. A casa onde ela vivia é totalmente inadequada, contendo muito lixo. Conforme uma vizinha, ela passou três dias sem aparecer na rua, então os moradores da rua arrombaram a porta e a encontraram deitada no chão.

Segundo a dona de casa Denise Barros da Silva, era costume levar um pouco de comida na casa de Maria do Carmo, porém com o passar dos dias ela não encontrou mais a porta aberta e se preocupou.

“A gente decidiu arrombar a porta da frente que vivia trancada. Lá encontramos ela deitada no chão coberta com papelão e doente. Ela dizia que os ratos estavam roendo a perna dela”, relatou.

Após encontrar a idosa, os vizinhos a levaram para o Hospital do Satélite, onde ela ficou por alguns dias e, em seguida, foi transferida para o Hospital da Pedra Mole.

Segundo a assistente social do Hospital São Carlos Borromeu, a família já identificou a idosa e está iniciando os procedimentos legais para encaminhá-la a um abrigo.

“Ela foi trazida do Hospital do Satélite e uma sobrinha tem acompanhado ela. Às vezes ela afirma que sente dores e se recusa a comer. Ela ficará no mínimo três dias internada, mas pode passar mais tempo”, disse a assistente social Maria de Jesus Matias.

O caso não foi considerado abandono, porque a idosa vivia sozinha havia bastante tempo e, segundo os vizinhos, chegou a ficar nesta situação porque adoeceu e, debilitada, não conseguiu pedir socorro.

G1