Período pós-carnaval tem aumento de 30% na procura de exames no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos. Durante o período de Carnaval, muitos foliões esquecem de se proteger em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Este fato ocasiona, após as festividades, o aumento significativo da procura por atendimentos no CTA da cidade.
No local são realizados exames para HIV (Aids), VDRL (sífilis) e hepatites virais (B e C). A coordenadora do centro, Ozeany Vieira, fala que diariamente o local tem recebido um número muito grande de pessoas para fazer os testes, mas o atendimento é limitado a 20 pacientes por dia, de segunda a sexta.
“A procura, sempre depois do Carnaval, é bem intensa, todos os dias o CTA encontra-se lotado, e não apenas no período de Carnaval, claro que nessa época sempre aumenta, têm aquelas pessoas que se descuidam devido ao excesso de bebida, as vezes ao excesso de drogas, que a gente sabe que tem muito consumo durante o Carnaval, então a população se preocupa e acaba vindo procurar o serviço”, afirmou.
De acordo com a chefe do CTA, todos os serviços oferecidos são gratuitos, sigilosos e são acompanhados por uma equipe de profissionais, como médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.
Caso o exame dê positivo, a pessoa assistida é encaminhada para tratamento na rede pública de saúde. O usuário também tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento individual. Essa é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas sobre HIV/Aids e outras DSTs.
Ozeany destaca ainda que o CTA também realiza ações preventivas dentro e fora da unidade de saúde. O centro disponibiliza métodos contraceptivos, como camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante, além de folhetos educativos.
“Nós realizamos em torno de seis campanhas por ano, todo ano a gente realiza a campanha do Carnaval, do Dia Mundial da Aids, da sífilis, das hepatites, do São João, temos também o Outubro Rosa, Novembro Azul. Então todas essas campanhas, a gente está focando na prevenção, além de estarmos aqui todos os dias no CTA fazendo palestras educativas, também vamos para as escolas, temos parcerias com as universidades, então a gente passa o ano todo divulgando o nosso trabalho e fazendo com que a população se conscientize da importância do uso do preservativo”, explicou.
Os testes são gratuitos e para fazê-los é necessário estar munido do cartão do SUS e documento de identidade.