A Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí realiza, em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, a Caravana Pela Paz no Trânsito em Defesa da Vida. A apresentação da iniciativa ocorre durante toda a manhã desta quarta-feira (8) na Universidade Federal do Piauí, com a presença de diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público. A programação segue durante a tarde e noite em espaços alternativos.
“Todo evento que se fizer no sentido de celebrar a vida, poupar a vida, evitar acidentes, problemas, ela é importante, ajuda e soma nesse sentido”, elogia Edilberto Cirilo, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos. A ação, ainda conforme o secretário, reflete que a violência no trânsito é uma questão social que carece do envolvimento conjunto de vários órgãos. “Todos nós temos que tomar conta e agir pelo trânsito”, reforça.
A proposta principal do Ministério Público, segundo Cleandro Moura, Procurador Geral de Justiça do Estado do Piauí, é aglomerar todos os setores da sociedade – população, formadores de opinião, pessoas que trabalham na prevenção e reparação de danos causados em virtude de acidentes de trânsito – em prol dessa temática”, destaca.
Cleandro Moura ainda explica que o trabalho educativo pode refletir numa fiscalização mais intensa, caso a população não respeite as normas de trânsito. “No primeiro momento, vamos prevenir, e se não houver a conscientização e houver a persistência de práticas infrativas ao trânsito, então [vamos] tanto fiscalizar quanto cobrar dos órgãos de fiscalização uma atuação mais eficiente”, arremata o procurador.
O policial rodoviário Jorge Madeira, da 4ª Delegacia da PRF, em Picos, elogiou a ação, mas destaca que o trabalho de educação no trânsito deve ser contínuo. “Esse trabalho tem que ser continuado. A gente espera que essa seja uma semente plantada e que o município, com as escolas do estado, dê continuidade a esse projeto para que a gente consiga manter a cultura de preservação da ordem no trânsito em curto, médio e longo prazo”, opina.
Também presente no evento, o comandante do 3º BEC de Picos, tenente-coronel Marcos Bastos Lopes, explicou que o Exército está presente nas ações relativas ao trânsito picoense oferecendo suporte logístico e informou que a Operação Trânsito Seguro deve ser retomada em curto prazo. “Há uma grande expectativa de todos os órgãos dessa retomada. E o batalhão participou já em outros anos e esse ano ele está, como sempre, disposto a apoiar essas iniciativas tanto da prefeitura quanto das polícias”, reforça.
A Polícia Militar também participa da Caravana. Segundo o Capitão Mário Oliveira, o papel da PM é disponibilizar efetivo para que o projeto alcance o objetivo de transformar o trânsito na macrorregião de Picos num espaço mais seguro.
A Caravana Pela Paz no Trânsito em Defesa da Vida é “uma iniciativa inédita para diagnóstico e enfrentamento aos principais problemas causados pela violência no trânsito”.