O prefeito Walmir Lima (PT) se reuniu na quarta-feira (20) com o grupo que compõe a base de apoio ao Poder Executivo na Câmara Municipal de Picos. Durante a reunião houve a apresentação da situação das finanças do município, foram avaliados os projetos que estão em andamento e o gestor ainda apresentou medidas para conter despesas.

Segundo o prefeito, a conversa com os parlamentares foi muito produtiva e girou em torno do projeto de manutenção do equilíbrio financeiro da gestão. “Passamos o relatório do que nós fizemos, dos reajustes que foram dados, mas as constantes quedas nas receitas nos obrigam a fazer algumas readequações no plano de governo”, argumenta.

ENTREVISTA: Walmir Lima – Equilíbrio Financeiro

Entre as medidas adotadas pela administração para manter o equilíbrio fiscal está a demissão dos servidores contratados, inclusive com a possibilidade de antecipação para o mês de outubro e não em novembro, como estava previsto anteriormente. “Para fechar o ano sem problemas, estas e outras medidas poderão ser inseridas, como, por exemplo, uma reavaliação de lotação”, antecipou Walmir Lima.

A readequação, segundo o prefeito, foi bem aceita pela equipe de governo. Ele afirma que os parlamentares compreenderam seus argumentos e foram unanimes em apoiar as medidas.

Relação com sindicato

O prefeito ainda comentou a paralisação das atividades promovidas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDESERM) na última terça-feira (19). O chefe do executivo disse que está faltado compreensão por parte da direção da entidade. “Lamentamos esse tipo comportamento. Nos últimos anos, nenhuma gestão esteve tão aberta para dialogar como estamos. Nós temos vontade de atender todas as reivindicações das categorias, mas as condições financeiras não permitem e isso precisa ser compreendido”, ponderou.

Para finalizar, Walmir Lima afirma que em 2017 os gastos apenas com servidores efetivos tiveram um acréscimo de R$ 680 mil. Além disso, acrescenta o gestor, o aumento nas receitas não chegou a 30% desse valor, por isso, os pleitos feitos pela entidade são impossíveis de serem atendidos no momento.