No Piauí, 421 candidatos ingressaram com pedido de registro de candidatura junto ao TRE para as eleições de 2022. O prazo foi encerrado às 19h desta segunda-feira pela Justiça Eleitoral.
São nove nomes na disputa pelo governo do Estado, oito disputando uma vaga de Senador, além de 172 registros de candidaturas a deputado federal e 207 registros de candidatos a deputado estadual. O número final ainda conta com os pedidos dos candidatos a vice-governador (9) e a 1º e 2º suplente de Senador.
Nos próximos dias, a Justiça Eleitoral vai publicar editais com o nome dos candidatos, partidos, coligações ou federações que solicitaram o registro de candidatura. A lista vai ser publicada no Diário Oficial Eletrônico do TRE.
“A partir dessa publicação, corrre o prazo de cinco dias para possiveis impugnações ou notiícia de inelegibilidade. Quer dizer, o próprio cidadão também pode apresentar uma noticia de inelegibilidade”, explicou a Chefe da Seção de Controle e Distribuição de Processos do TRE-PI.
Ainda nas próximas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral vai realizar a análise o julgamento dos pedidos de registro de candidatura. As decisões também vão ser disponibilizadas para a sociedade, através de um mural a ser publicado no site do tribunal.
Campanha
A partir desta terça-feira (16) estão liberados comícios, caminhadas, carreatas ou passeatas, bem como a propaganda eleitoral na internet e por alto-falantes. O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão inicia na sexta-feira (26) e vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno.
Candidatos registrados no Piauí
Governador
- Coronel Diego Melo – PL
- Geraldo Carvalho – PSTU
- Gessy Lima – PSC
- Gustavo Henrique – Patriota
- Lourdes Melo -PCO
- Madalena Nunes – PSOL
- Rafael Fonteles – PT
- Ravenna Castro – PMN
- Sílvio Mendes – União Brasil
Senador
- Albetiza Moreira – PCO
- Don Lotti – Patriota
- Dr. George – PSOL
- Fábio Sérvio – Podemos
- Gervársio Santos – PSTU
- Joel Rodrigues – Progressistas
- Professor Ajosé – PMN
- Wellington Dias – PT
Fonte: Cidade Verde