O deputado estadual Francis Lopes apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo estabelecer uma política de cuidados biopsicossociais a educando e educadores das escolas da rede estadual. A proposta será analisada nas comissões técnicas da Alepi. Ela prevê que seja assegurada aos professores uma assistência psicológica, provida por profissional habilitado. Os cuidados também serão expandidos ao quadro de auxiliares da rede estadual de ensino.
“Não é novidade as notícias que descrevem agressões aos profissionais de ensino da rede pública, apresentando inclusive exemplos destes com severos transtornos psicológicos por conta de tais estressores”, destacou o deputado Francis Lopes, em sua justificativa para aprovação do projeto.
O parlamentar destacou que recentes pesquisas apontam que muitos educadores da rede pública acabam tendo características da síndrome de Burnout, devido às ameaças em sala de aula, a jornada de trabalho e a idade. “Dessa forma urge a necessidade de uma regulamentação administrativa com fito ao combate de tais sintomas bem como de sua prevenção. Este é o espírito da proposta legislativa aqui apresentada, uma tentativa de auxílio a tão calorosos e abnegados profissionais que são os professores da rede estadual de ensino”, destacou.
GP1