No mês Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o CREA já notificou somente em 2022, cerca de 90 denúncias de agressão contra idosos na cidade. Segundo o conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Lincon Rodrigues, as pessoas ainda têm medo de denunciar.

“A gente sabe que essa subnotificação é muito grande, as pessoas ainda têm medo de denunciar, por isso essa campanha é muito importante, a gente está aqui divulgado os meios de denunciar e quais são as formas de violência e identificação, é interessante a gente ficar atento e denunciar”, disse.

O conselheiro explicou que a instituição realizou visitas nos principais órgãos que trabalham com idosos para conscientizar sobre a importância de identificar casos de violências. Ele comentou também sobre as filas em instituições bancarias.

“Estamos visitando os órgãos justamente para fiscalizar saber se a fila preferencial está sendo respeitada, se o idoso está com seus direitos validados. Vamos estar visitando todos os órgãos que cuidam dos idosos e saber se o órgão tem alguma política”, explicou.

As pessoas podem denunciar ligando para o 190 ou procurar os órgãos de assistência social.

Confira a entrevista

Lincon Rodrigues