O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Picos, Rangel Martins, alerta para os riscos da realização de fogueiras e do uso de fogos de artifício durante o período de São João. Os cuidados com os fogos de artifícios já começam na compra, o tenente, orienta que as pessoas devem procurar os locais especializados e regularizados para esses tipos de vendas pois é um produto explosivo.

De acordo com o tenente, a variedade dos fogos de artificio são classificadas em quatro classes que vão de A a D, a única que pode ser vendida sem restrições para qualquer público é a da classe A, que são aqueles estalinhos que podem ser vendidos para todos.

Os fogos de artifícios da classe C, só podem ser vendidos para maiores de 18 anos. As subdivisões compreendem, cuja composição envolve produtos inflamáveis, que se mal utilizados, podem causar danos à saúde e até queimaduras graves.

“E na hora de soltar esses fogos, evite fazer esses usos com as mãos, e se for usar as mãos, usar os prolongadores dos fogos de artifícios que ele evita qualquer tipo de acidente”, disse.

Confira a entrevista

Rangel Martins