A “Rádio Calçada” noticiou que o vereador picoense Eriberto Barros (Progressistas) está pavimentando o caminho para chegar à presidência da Câmara Municipal de Picos. Segundo a emissora, o parlamentar há algum tempo vem distribuindo simpatia para parte dos vereadores da bancada de oposição.
Segundo passo
Um Projeto de Lei que visa antecipar a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa estaria sendo articulado com o apoio dos vereadores da bancada de oposição como parte da estratégia do progressista para sentar na principal cadeira da casa do povo.
Por um fio
De acordo com os comentários que circulam nos arredores do poder, estaria faltando apenas a assinatura de um vereador para a proposta ser apresentada, mas o parlamentar que assinaria o projeto anda meio pensativo e não se decidiu ainda se assina ou não.
Não agradou
Mas, parece que as intenções do vereador Eriberto Barros não foram bem digeridas pelo Palácio Coelho Rodrigues. Segundo uma andorinha que sobrevoa pelo segundo andar do palacete, já existe movimentação no sentido de melar o propósito do parlamentar.
Demostrou tranquilidade
O atual presidente, Francisco das Chagas Sousa, “O Chaguinha”, demostrou tranquilidade em relação à movimentação feita pelo seu colega de bancada. O edil declarou que estava em viagem e soube apenas de rumores, e assegurou que mantem o compromisso firmado no pleito que lhe levou ao comando do legislativo picoense.
O aventureiro
O ex-prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (Sem Partido), surpreendeu a classe política mais uma vez. O ex-gestor declarou apoio aos ex-prefeitos de Teresina, Silvio Mendes (UB) e de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas). Ambos concorrem ao Governo do Estado e ao Senado Federal, respectivamente.
Sonho
Dizem que o que motivou o homem a decidir votar nos dois pré-candidatos foi a promessa de apoio a uma utopia que o ex-mandatário alimenta em seu pensamento. Qual seria esse sonho mesmo? alguém chuta?
Igual moeda
O religioso está igual a uma moeda com dois lados, ele já havia declarado votos para Severo Eulálio (MDB) e Marcos Aurélio Sampaio (Psd), que tentam renovar seus mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal pelo bloco governista. Resta saber quando houver um choque de agenda na região, o que não é impossível, qual será o palanque priorizado pelo ex-prefeito.
Temerosos
Alguns apoiadores do deputado Severo Eulálio, estão temerosos que ele leve um balão de W Lima. A suspeita é devido as figuras que apareceram ao lado do religioso no encontro que selou seu apoio a Silvio e Joel. Mas há comentários que ele teria pedido as bênçãos da “Força Oculta” para poder fazer a movimentação política.
Quase companheira
A Justiça Eleitoral por meio do juiz da 10ª Zona Eleitoral indeferiu o pedido de filiação da vice-prefeita de Picos, Xandú Neri, ao Partido dos Trabalhadores. Xandú Neri chegou a ser lançada pela legenda como pré-candidata a deputada federal. Agora é esperar para ver se os manda-chuvas da sigla irão recorrer da decisão nas outras instâncias da Justiça Eleitoral.
Se encontrou
O ex-prefeito Zé Neri, que há quase duas décadas já havia fumado o cachimbo da paz com os petistas, e foi adversário ferrenho em outras épocas, declarou que foi muito bem acolhido dentro da legenda. O romeiro disse que durante seus três mandatos como prefeito de Picos, fez o que o PT defendia, que era cuidar dos mais pobres. O homem de fé diz em alto e bom som que agora se encontrou ao lado dos novos companheiros.
Sem brilho
Segundo uma fonte da coluna com conhecimento na política de Aroeiras do Itaim, o ingresso do prefeito Bil de Deus e do deputado estadual Nerinho, no Partido dos Trabalhadores está deixando o atual vice, Edilson Teixeira, do tamanho de grão de arroz. De acordo com o leitor, a participarão do petista na gestão encolhe a cada dia que passa.
À espera
Quando o assunto é o apoio a deputado federal, tem ainda uns dois vereadores do município de Picos fazendo mistério. Parece que há situações a serem resolvidas entre estes e os pré-candidatos a deputados. E tudo indica que o impasse tem a ver com numerário.
Bem avaliado
O gabinete do vereador picoense Antônio Moura (PCdoB) tem sido um dos mais frequentados após o comunista assumir o mandato na Casa Legislativa. A atuação parlamentar do camarada vem sendo bastante elogiada pela população. Muito equilibrado quando apresenta críticas à gestão municipal, ele aponta as soluções. Claro, dentro do seu ponto de vista.
Sem garra
O empresário Raimundo Filho (UB) parece que vai ser inscrito no time oposicionista, mas não vai entrar em bola dividida no jogo eleitoral. Parece que ele não se preparou para o embate e estaria mal condicionado para enfrentar os adversários que estão voando no gramado da pré-campanha.
Com o bloco na rua
Apareceu mais uma concorrente da cidade de Picos a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Ligada ao movimento estudantil, a professora Bel Silva (PT) promete trazer a discussão da renovação na política e parece que tem agradado, sobretudo, o público jovem.