Nesta última segunda-feira, 30, aconteceu uma audiência voltada para a discussão das vias de Picos, que estão repletas de buracos em alguns bairros. O evento foi uma iniciativa do Ministério Público, através da promotora Micheline Ramalho Serejo, e tinha como objetivo cobrar da gestão municipal o reparo de ruas e avenidas da cidade com a trafegabilidade comprometida.
O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Picos, do legislativo municipal, da OAB – subseção de Picos, classe empresarial e a sociedade civil.
A titular da 1° Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual, Micheline Ramalho Serejo, contou que o resultado da audiência foi satisfatória.
“Era justamente isso que nós esperávamos, que todos participassem, que todos fizessem os questionamentos, que a prefeitura estivesse presente para ter esse contato direto com quem tinha dúvidas, inclusive em relação a como está sendo feita a obra, quem está fazendo e quando vai terminar essa obra”, informou.
Micheline explicou que todas as reivindicações foram coletadas, e a partir disso serão tomadas as devidas providências, sendo esperado também a contribuição da prefeitura para a finalização desse processo. Por fim, a promotora esclareceu que existem ruas que estão sob responsabilidade da esfera federal.
“Fiz a orientação aqui para que seja procurado o órgão, mas nos comprometemos a enviar um ofício para o Ministério Público Federal, informando a situação, já que a gente colocou as informações aqui nessa audiência pública como uma maneira de ajudar a tomada da iniciativa perante o órgão federal”, finalizou.
O subprocurador-geral da Prefeitura de Picos, Mark Neiva, que representou a gestão municipal, avaliou os resultados da audiência como positivos, porém, lamentou a ausência da sociedade civil em um evento de interesse da população.
“Eu avalio essa audiência pública como muito boa, só não é melhor porque nós precisaríamos da participação pública realmente, e acaba o centro das atenções ficando dentro dos agentes públicos, que cada um acaba falando ou da gestão, ou da oposição, e acaba politizando de certa forma, e isso não é interessante para a população […]. E avalio como superpositiva a audiência pública porque a gente como gestão conseguiu trazer o que está sendo feito, o que vai ser feito em relação as obras que virão para o município e como a gestão está atuando nesses problemas. Acredito que foi bem esclarecedor”, informou Mark Neiva.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- subseção de Picos, Maycon Luz, destacou como assertiva a proposta da promotora Micheline, porque segundo ele, este é um momento de ouvir anseios da sociedade e dos representantes de entidades e órgãos públicos.
“É o momento de ouvir a sociedade, ouvir o povo. Nossa cidade é de extrema importância para o estado do Piauí, nós não podemos deixar ela ficar ao léu. Então esses momentos em que a sociedade é ouvida, são de extrema importância, e a OAB não pode se furtar de participar desses debates. Nós temos uma comissão, comissão de Direito e Fuso Coletivo que trata especificamente dessa interlocução com a sociedade, e nós nos colocamos à disposição do Ministério Público para fazer parcerias, para ajudar no que for possível”, explicou o presidente da OAB de Picos.
O vereador Pedro Pio, líder do governo na Câmara Municipal, falou que a solicitação apontada pela promotoria de Picos, já vem sendo feita pela sociedade picoense ao prefeito da cidade, Gil Paraibano e também aos vereadores da casa. Entretanto, o parlamentar afirmou que a gestão municipal já iniciou os reparos em alguns pontos da cidade, através da “Operação Tapa Buracos”.
“Foi um debate bem positivo, com certeza vai sair coisa boa, vai ser assinado um termo de conduta com o município e o município, dentro desse prazo, com certeza vai estar entregando essa operação tapa buraco, mas não só a operação tapa buraco, está sendo licitado no município de Picos, seis milhões [de reais] para asfalto, já foi licitado calçamento para zona rural. Então acredito que logo logo essas licitações vão ser concluídas e esses benefícios vão estar chegando para toda a sociedade picoense”, relatou o líder do governo.
O vereador da bancada oposicionista, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), enunciou que as reivindicações acerca das obras de restruturação em ruas e avenidas da cidade já é uma demanda antiga na Câmara Municipal.
“O que saiu daqui acordado foi que a prefeitura tem até o dia 02 de junho para poder apresentar um cronograma de recuperação dessas operações tapa buracos na nossa cidade de Picos, apresentar quais foram as quais que já foram feitos os serviços e quais as ruas que ainda faltam. No primeiro momento foi elencado aqui 27 ruas, dessas, algumas já foram feitas e foram apresentados outros nomes. Então a gente espera que até o dia 30 de junho, estejam feitas todas as operações”, disse Rinaldinho.
O presidente da Câmara de Lojistas de Picos (CDL), Valdir Sales, expressou que espera que as demandas apresentadas na audiência sejam cumpridas pela gestão pública.
“Foi muito proveitosa e espero que tenha resultados. Foi feito uma explanação de todas as coisas que precisamos e acredito que juntamente com o ministério público, vai ter efeito essas reivindicações. Queremos as ruas pavimentadas, sinalizadas para que possa fluir bem e atender a população picoense e a macrorregião”, informou Valdir Sales.
Após a finalização do evento, ficou acordado que as reivindicações serão encaminhadas para a prefeitura, além de que os vereadores ficarão responsáveis pelo cronograma das próximas atividades que serão feitas nas vias, tendo até dia 30 de junho, data que a prefeitura do município estabeleceu, para que a finalização do processo esteja totalmente concluída.