Por: Maria Ivonete
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização, informa a população que segue mantendo normalmente a aplicação de doses de vacinas BCG no município. A confirmação veio através da Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, que informou que mesmo com o Governo Federal, reduzindo o repasse desse imunizante para o Piauí, a SMS mantém estoque e segue aplicando as vacinas BCG normalmente.
A Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, falou sobre a situação atual do estoque da vacina BCG de Picos. Segundo ela, a cidade está conseguindo manter a demanda desta vacina, mesmo com a redução do repasse deste imunizante, por parte do Governo Federal.
“De 2019 até 2022, já é a segunda vez que o repasse desta vacina é diminuído, desde a 1ª vez que houve uma baixa no número de vacinas BCG, o município de Picos passou a aplicar a BCG, apenas 3 vezes por semanas, já que cada frasco do imunizante contém 20 doses e vence no mesmo dia em que é aberto. Hoje em dia, mesmo com essa redução o município ainda consegue atender a demanda de vacinação nas crianças, tanto da cidade de Picos como dos municípios vizinhos que vêm vacinar as suas crianças aqui”, explica a Coordenadora.
Por fim, a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, destacou sobre a importância de os pais levarem as crianças para tomar a vacina BCG.
“O ideal é que logo ao nascer a criança receba a vacina, aqui em Picos, as crianças que nascem no Hospital Regional Justino luz, elas já recebem a vacina BCG, já as crianças que nascem em outros locais precisam ir até os Postos de Saúde. Atualmente nosso estoque da vacina BCG consegue atender durante todo o mês de maio as crianças que estão nascendo. Peço ao pais para ficarem atentos aos dias e horários de vacinação, lembrando que na segunda e quarta-feira a vacinação da BCG é aplicada no PAIM pela manhã, e na sexta-feira pela manhã é no Junco, finaliza Mariana Fontes.
O que é a vacina BCG?
A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela é aplicada em crianças para proteger contra as formas graves de doenças, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, que são doenças disseminadas pelo corpo através da corrente sanguínea.
A vacina BCG é a aquela que deixa, geralmente no braço direito da criança, uma cicatriz característica, o que é normal. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, pois esta é uma reação esperada da vacina.