Com o período chuvoso que atinge a região de Picos a Agespisa estará trabalhando para recuperar os reservatórios de água. De acordo com o gerente geral do órgão em Picos, Sérgio Alves, vários açudes da região vão estar recebendo a visita de representantes da Agespisa, o objetivo é analisar em que nível eles estão e qual a capacidade eles possuem e a quanto tempo o açude ainda pode estar atendendo a população.
“Estive visitando a região de Fronteiras, São Julião e Pio IX. O açude de Pio IX não estamos mais utilizando e o de Fronteiras está parada, mas já começou a entra água nele. O de São Julião é o que estamos mais precisando, o açude de Piaus que fica em São Julião, dele conseguimos abastecer cinco cidades e alguns povoados da região”, esclarece.
Sérgio explica que segundo a medição do técnico, o açude de Piaus no domingo estava a quatro metros de água e com as chuvas que teve na semana, ele deve ter aumentado 7%. “Como estourou duas barragens pequenas, que deságua no açude de Piaus, eu solicitei uma nova medição, mas acreditamos que devido as chuvas tenha aumentado”, disse.
O Gerente geral da Agespisa acrescenta que mesmo com a recuperação do açude de Piaus, vai continuar com o racionamento nessas cidades até que o açude atinja um nível confortável que dê para trabalhar sem nenhuma medida mais extrema, como ter que suspender abastecimento.
Sérgio acrescenta que vários açudes ainda vão estar recebendo a visita da Agespisa para que não ocorra o que aconteceu no ano de 2017, onde foi pensando em parar o abastecimento devido baixo racionamento de água em algumas regiões.