Policiais Rodoviários Federais realizaram, na tarde de ontem (13), a apreensão de 450.000 maços de cigarros contrabandeados. A ação aconteceu na cidade de Picos/PI na BR 316.
Os policiais estavam realizando fiscalização na região quando abordaram um veículo de carga que vinha do Pará e era conduzido por um homem de 34 anos. De acordo com a documentação fiscal da carga apresentada, o caminhão baú estaria transportando um carregamento de papelão.
.
Carga de papelão que encobria os cigarros contrabandeados
Em conversa com os policiais o homem apresentava-se bastante nervoso e negou que tivesse histórico criminal, no entanto, em consulta aos sistemas, os policiais verificaram que ele já havia respondido por contrabando.
Durante vistoria no compartimento de carga do caminhão foram encontrados 450.000 maços de cigarros da marca Marshal que estavam escondidos por trás de um carregamento de papelão, na tentativa de ludibriar a fiscalização. A equipe recebeu o suporte de um comércio local que cedeu empilhadeiras para retirar a carga de papelão que escondia o ilícito.
.
Retirada do carregamento de papelão
Com a apreensão deste carregamento de cigarros contrabandeados, o crime organizado deixa de lucrar em torno de R$ 1.575.000,00. Os cigarros que estavam sendo transportados não possuem autorização da ANVISA para a sua comercialização no país, portanto, caracterizando o crime de contrabando.
.
A expertise dos policiais na descoberta do ilícito
Amostra dos cigarros contrabandeados apreendidos
Desta forma, o condutor foi encaminhado à Polícia Civil na cidade de Picos para os procedimentos legais cabíveis. O motorista responderá por Contrabando. A carga de cigarros será encaminhada para a Polícia Federal.
Informações PRF