Com o feriado prolongado muitas pessoas procuram formas para se divertir e acabam ingerindo bebidas alcoólicas e entrando em piscinas e açudes. Para prevenir afogamentos e mortes, o tenente do Corpo de Bombeiros de Picos, Rangel Martins, faz um alerta: nunca entrar em lugares desconhecidos quando ingerir bebidas alcoólicas, não entrar na água, e no caso de crianças, os pais devem ficar atentos.

“Em relação a adultos a principal orientação é a questão de a ingestão da bebida alcoólica, evitar beber e banhar, pois esta é uma relação que não dá certo pela questão da coordenação motora da pessoa; outra é a atenção com a criança. quando a criança for banhar, ela tem que estar sob supervisão de um adulto, ou seja, essa criança não pode ir banhar e um adulto ficar de longe, a orientação é que o adulto fique pelo menos na distância de um braço para ter tempo de ter alguma ação caso aconteça alguma coisa, e colocar algum colete de flutuação”, disse.

Além dos cuidados citados pelo tenente, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como: procurar um local conhecido por você ou por outra pessoa; não ultrapassar faixas e placas de avisos; não entrar em locais onde há avisos de perigo ou em águas poluídas; evitar nadar sozinho; não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afastar da margem; não saltar em locais elevados para dentro da água e, por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros.

Confira a entrevista completa

Rangel Martins