Oferecer formação continuada aos servidores da Educação, especialmente na área da tecnologia, e tornar as escolas mais atrativas para os jovens são algumas das propostas do professor Washington Bonfim, pré candidato ao governo do Estado pelo Cidadania, para o setor. Para detalhar alguns pontos das suas ideias e ouvir a categoria, ele esteve reunido com alguns diretores do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí) na noite da última segunda-feira.

O encontro foi proposto pela própria direção do Sinte. Os diretores relataram que a situação dos servidores e das próprias escolas é muito ruim e precisa de atenção urgente. “Nossa classe está cada vez mais empobrecida, sem os reajustes salariais previstos em lei, sem um plano de carreira atualizado, trabalhando sem segurança e sem qualquer estímulo”, contou a presidente do Sinte, Paulina Almeida.

O professor Washington ressaltou que uma das suas primeiras ações seria realizar um diagnóstico da defasagem dos estudantes durante a pandemia e fazer um esforço para recuperar o tempo perdido. Ele também defende ações de valorização dos profissionais e garante que há recursos disponíveis para isso.

No encontro, o pré candidato fez questão de dizer que não faz promessas, mas garantiu que estará sempre aberto ao diálogo com os trabalhadores da educação. “Precisamos pensar na Educação como um todo e trabalhar juntos. Temos grandes desafios a serem enfrentados para garantir uma boa formação para nossos jovens. Sem educação, vamos deixar muitas gerações sem trabalho, sem ter do que viver”, comentou.

Ascom