O Cadastro Único (CadÚnico), deve ser atualizado a cada dois anos, garantindo benefícios sociais tais como: Programa Auxílio Brasil; Programa Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para pessoas com deficiência; Isenção de Taxas em Concursos Públicos. A família que não realiza a atualização do cadastro corre o risco de perder os benefícios que o Cadastro Único oferece.

“Quando vence, o usuário é excluído do cadastro totalmente, então perde os direitos que tem. É necessário que venham, que se dirijam, avisem às suas famílias, seus vizinhos, seus amigos para que venham aos postos onde são feitos”, disse a coordenadora do Auxilio Brasil em Picos, Núbia Cristina.

Em Picos, tanto a inclusão quanto a atualização do Cadastro Único são feitas no CRAS. A inclusão e atualização têm como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

A coordenadora explica que nem todas as famílias cadastradas têm direito a todos os benefícios do CadÚnico. Para saber em quais programas o perfil da família se encaixa, a orientação é procurar o CRAS mais próximo da sua residência.

Confira a entrevista

Nubia Cristina