O Raízes do Brasil Piauí, em parceria com a ADUFPI e com apoio da OAB-Subseção Picos, promoveram nesta segunda-feira (08), o lançamento regional do livro Vivências Constituintes – Sujeitos Desconstitucionalizados, que reúne obras da professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa.
O evento aconteceu na sede do coletivo no município picoense e contou com presença de ex-alunos, amigos, companheiros de militância do movimento social e admiradores da professora, além de ex-colegas de trabalho.
A autora é a professora associada da Universidade Federal do Piauí -UFPI, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública, no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ e integra o grupo de pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania – DiHuCi. O livro é organizado por Jeanete Fortes e editado pela Avant Garde Edições, reúne artigos de sua trajetória social e acadêmica sobre a vida dos sujeitos desconstitucionalizados.
Em sua trajetória de formação, conquistou a graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. É também graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Advogada e doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, e realizou estágio pós-doutoral pelo PNPD – Programa Nacional de Pós-doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).
A professora e advogada é natural da cidade de Francinópolis, no Piaui e trabalhou em Picos, no extinto Movimento de Educação de Base (MEB). Na eleição de 2018, ela foi candidata ao Governo do Estado pelo Psol e obteve 12.271 votos, no pleito de 2020, Suely Rodrigues disputou a cadeira na Câmara Municipal de Teresina.