A Prefeitura de Picos, por meio do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), neste mês de fevereiro está realizando a campanha “Com ou sem carnaval, a prevenção continua”. Além disso, está ofertando medicamento que previne infecção por HIV. Devido ao aumento do número de casos de sífilis e HIV na cidade, as ações serão desenvolvidas durante todo o ano.
De acordo com o levantamento realizado pelo CTA, durante todo o ano de 2021, foram notificados 52 casos de HIV e 156 de sífilis. Em 2022, até fevereiro, foram notificados 6 novos casos de HIV, sendo a população jovem a mais acometida pela doença.
Em razão disso, segundo o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, durante este mês de fevereiro serão desenvolvidas várias ações em prol da conscientização da população quanto a prevenção das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Em alguns dias, vamos estar desenvolvendo atividades em praças públicas, em locais que têm fluxo de pessoas. Iremos fazer coletas e, em seguida, a análise em relação ao diagnóstico das ISTs”. afirmou.
O Coordenador, afirma ainda que outras ações de prevenção e conscientização serão efetuadas. “Além da distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos, estaremos disponibilizando orientações para os jovens que chegam com muitas dúvidas” pontuou o coordenador Fábio Bernardes.
Além disso, é importante ressaltar que o CTA está ofertando medicamento que previne a infecção pelo HIV, denominado “PREP”. A médica do CTA, Luana Araújo, enfatiza a importância desse medicamento: “É um medicamento usado na terapia para o tratamento do HIV, só que, nesse contexto, a gente o utiliza como uma prevenção que é bastante eficaz de 95 a 99% de profilaxias à infecção pelo HIV. Este medicamento é recomendado para homossexuais, profissionais do sexo, indivíduos soro discordantes, ou seja, o marido tem HIV e esposa não tem, e indivíduos transexuais”, enfatizou Luana Araújo.
O Centro de Aconselhamento e Testagem de Picos oferta serviços de aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos, exames laboratoriais, entrega de insumos como preservativos masculino e feminino e medicamento que previne a HIV.
O CTA está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h da tarde, e recebe pessoas oriundas não apenas da cidade de Picos, mas também de toda a Macrorregião.