O juiz da 10ª Zona Eleitoral sediada na cidade Picos, Sergio Luís de Carvalho Fortes, realizou na manhã desta sexta-feira, a retotalização de votos no sistema de votação das eleições 2020 no município de Picos.
Após a recontagem dos votos, o magistrado diplomou o líder comunitário Antônio Moura do PCdoB como vereador eleito e os dois primeiros suplentes do partido, o empresário Eli Teles de Medeiros Filho e o aposentado Valmir Santos.
A solenidade de diplomação foi acompanhada também pelo presidente do Diretório Estadual José Carvalho e pelos dirigentes locais da agremiação partidária, Fabio Sousa e Adriano Leal.
Após os trâmites procedidos pela Justiça Eleitoral, o novo vereador picoense se dirigiu para a Câmara Municipal onde foi empossado na sala da presidência pelo vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Pio.
O advogado do partido Genésio Nunes destacou que como o Demonstrativos de Regularidade de atos partidários (DRAP) já foi transitado e julgado, não há possibilidade de reversão da decisão.
Quanto à ação de impugnação impetrada pelo servidor público Raniery Lima e professora Francirene Atônia da Conceição, que entraram com recurso perante ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, que segundo ele, dificilmente será revertida a situação devido a fundamentação da sentença está baseada na jurisprudência de todos os tribunais.
O vereador Antônio Moura ressaltou a importância do desfecho do processo para o partido. O comunista diz estar agradecido com a solidariedade que recebeu dos companheiros de sigla como também dos aliados que concorreram com ele no mesmo palanque.
O presidente do Diretório Municipal, Edilberto Cirilo, ressaltou que a decisão da Justiça Eleitoral representa o renascimento do partido no município, haja visto que é a primeira vez que os comunistas conquistam uma cadeira no legislativo picoense.
Participaram da solenidade de posse os vereadores Hugo Victor, irmão Zé Luís, Filomeno Portela, Dalva Moço. Também prestigiou o evento o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), e diversas lideranças políticas e comunitárias.
Com a mudança, o vereador Renato Nunes Ibiapina (PT) deixa o parlamento picoense. Ele agora passará a ocupar a primeira suplência do Partido dos Trabalhadores em lugar ex-vereador Simão Carvalho.