Gerido pelo mesmo grupo político há mais de 17 anos, o município de Aroeiras do Itaim, situado no território Vale do Guaribas, está na 5ª colocação entre os municípios com menor Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Piauí. Segundo matéria publicada pelo portal meionorte.com com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município possui um PIB de R$22.512, e figura entre os municípios mais pobres do estado. Aroeiras do Itaim foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 5.094 sancionada pelo então governador Mão Santa em 27 de outubro de 1999 e que realizou sua primeira eleição em 3 de outubro de 2004.

Gilmar Francisco de Deus foi eleito primeiro prefeito, vindo a se reeleger quatro anos após. Na eleição de 2012, o gestor conseguiu eleger seu sobrinho Wesley Gonçalves de Deus como seu sucessor que também disputou a reeleição em 2016 e logrou existo nas unas.

No pleito do ano passado o grupo manteve a hegemonia e venceu por diferença de oito votos, com o irmão do primeiro administrador Edimilson Francisco de Deus, “Bil de Deus”, (PTB).