Hugo Victor / Foto: Gelimar Moura

A adesão do vereador Afonsinho e do suplente Evandro Paturi, ambos do MDB, ao grupo político do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), deixou o vereador Hugo Victor tiririca da vida. O parlamentar declarou que ambos eram bem prestigiados no governo do Estado e vinham recebendo total atenção do deputado Severo Eulálio.

Retornarão

Os vereadores Hugo Victor e Rinaldinho estarão de volta ao batente na Câmara Municipal de Picos. Havia um entendimento de que eles renovassem os pedidos de licença por mais três meses, mas como os ex-colegas de partido bateram asas rumo ao segundo andar do Palácio Coelho Rodrigues, essa possibilidade foi descartada.

Comparação

O emedebista ainda comparou os ex-aliados a uma espécie de peixe que possui como características boca grande e dentes afiados. A coluna oferece um doce para quem adivinhar que peixe é esse. Aí vai uma dica: o nome se inicia com letra “T”.

Deixa a cadeira

Pedro da Coca

Com o retorno dos vereadores, o segundo suplente, Pedro Coca, deixa a cadeira. Apesar do pouco tempo na Casa Legislativa, o emedebista vinha se destacando no parlamento. Como Pedro tomou gosto pela vereança, ele será um forte concorrente a uma vaga no próximo pleito municipal.

Se recompondo

Severo Eulálio (Foto: Cidade Verde)

E por falar no deputado Severo Eulálio, ele está tentando recompor seu grupo de apoiadores após as duas baixas. O parlamentar procurou o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Buriti (PTB), para uma conversa de pé de ouvido. Segundo uma fonte da coluna, o emedebista fez uma proposta de sheik para Buriti. Mas ao que tudo indica, o petebista, mesmo tendo deixado a gestão, pretende votar no secretário de Saúde, Aldo Gil.

Planilha da falsidade

Foi divulgada essa semana duas listas contendo o nome dos prefeitos que supostamente apoiarão o governador Wellington Dias e o senador licenciado Ciro Nogueira. Na primeira o petista ganha de goleada do progressista. Mas no dia seguinte, a segunda lista trouxe o resultado invertido. Pelo visto será necessário contratar o detetive do fantástico para descobrir qual é a relação verdadeira.

É só no enrolation

E como a coluna já havia adiantado, na região de Picos existem também alguns prefeitos que estão ludibriando um dos dois líderes. O nome deles aparecerem nas duas listas pitado com cores diferentes. E aí, como diria o narrador Galvão Bueno, pode isso Arnaldo?

Se manifestou

Naerton Moura (Foto: Picos 40graus)

Quem também teve o nome inserido nas duas listas foi prefeito de Sussuapara, Naerton Moura (Progressistas). O gestor gravou o vídeo e encaminhou ao ministro Ciro Nogueira, afirmando que jogará no time da oposição.

Meio termo

Mas pelo visto, o voto do prefeito não está assegurado para a chapa proporcional, já que o gestor apoiará os deputados Severo Eulálio e Rejane Dias para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente. Resta saber se para o Senado Federal, ele seguirá o ministro ou o governador.

Por onde anda?

Segundo levantamento feito por um site de notícias da capital, mais de 50 prefeitos em todo o estado ainda não se decidiram. Caso a lista soltada pelo lado governista seja verdadeira, ela traz um fato bastante preocupante para a oposição. É que boa parte dos indecisos são filiados ao partido do senador. Aí fica a pergunta, por onde anda a tal fidelidade partidária?

Retorno

Vereador Chaguinha (Foto: Ascom)

Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Picos volta a realizar as atividades legislativas, na próxima quinta-feira (03). O presidente da Casa Legislativa, Francisco das Chagas Sousa, o Cahaguinha, já declarou que haverá muito trabalho para seus pares este ano.

Sem troca de farpas

A expectativa é que na 1ª sessão Ordinária do ano, o prefeito Gil Paraibano leve pessoalmente a mensagem do executivo ao legislativo. Como não haverá votação de projetos, a tendência é que não tenha lavação de roupa suja devido à mudança na composição das bancadas.

Tímida

Rodrigo Lima (Foto: G1Piaui)

A pré-candidatura do suplente de vereador e ex-presidente da Sociedade Esportiva de Picos (SEP), Rodrigo Lima, o Rodrigo P2, (MDB), anda muita tímida. Será se ainda está de pé o projeto moldado pelos caciques do partido para o cartola picoense?

Querendo voltar

Mais um nome com influência política na cidade de Picos entra na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. De volta ao partido, onde iniciou sua militância política, o ex-deputado estadual, irmão Elias Lopes (progressistas), esteve recentemente na cidade visitando antigas lideranças e fazendo articulações.