Com a alta disseminação do vírus da Covid-19 e da Influenza, as filas no Centro Integrado de Especialidades Médicas, local destinado como porta de entrada para portadores de sintomas respiratórios agudos, têm crescido dia após dia.
Com isso, as equipes do CIEM limitaram a quantidade de realização de testes da Covid, ofertando 150 senhas diárias, sendo 75 pela manhã e a outra metade à tarde.
“Tivemos que limitar nossos atendimentos no CIEM nos últimos dias. Desde a inauguração do CIEM que vínhamos trabalhando em livre demanda, mas, infelizmente, chegamos ao ponto de ter que limitar, pois não estávamos mais conseguindo atender toda a demanda que nos procurava no centro de testagem. Estávamos com atendimento diário de 50 a 70 pessoas por dia, mas esse número extrapolou e chegamos a atender mais de 200 pessoas diariamente somente esta semana. Então tivemos que fazer essa limitação, até porque os nossos profissionais estavam todos sobrecarregados, sendo que alguns deles positivaram para a doença, o que reduziu nossa equipe”, explicou a coordenadora administrativa do local, Michele Marinho.
Para amenizar a situação, a coordenadora disse que buscaram mais profissionais junto à Secretaria de Saúde. Ela afirmou ainda que em breve a meta é retornar com o atendimento de livre demanda.
“Conseguimos, através da Secretaria de Saúde, mais reforços de profissionais para tentarmos estabilizar essa situação. Estamos distribuindo senhas às 07h00 e às 14h00, para conseguirmos atender essa demanda. A gente lamenta não podermos atender como vínhamos atendendo, em livre demanda, mas esperamos que em breve retornemos a atender como atendíamos.
Fonte: Cidades em Foco