Setembro Amarelo é uma campanha destinada a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Esta mobilização ocorre no mês de setembro desde o ano de 2015.
Diante disso, a Unidade Escolar Polivalente Vidal de Freitas, em Picos, realizou na manhã desta segunda-feira (25) uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo.
De acordo com Ayla Moura, educadora física e uma das coordenadoras do evento, mobilizações como esta são importantes pois aproximam ainda mais a escola dos alunos, reconhecendo potenciais problemas que levem ao suicídio.
“É importante trabalhar isso na escola porque aqui convivemos com pessoas que tem problemas e a gente não conhece eles, e através de campanhas como esta, podemos conhecer o problema do aluno, intervir e incentivá-los a ajudar outras pessoas”, disse.
Números impressionam
Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida somente no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.
O suicídio tem sido um mal silencioso, e segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Ayla disse ainda ser importante que as pessoas se sintam abraçadas e disseminem este ato a pessoas que passam por algum problema que possa levar ao suicidio.
“Tentar abraças as pessoas que sentem o suicídio e resgatar aquelas que já passaram por isso, as pessoas que sentem isso, que já passam por depressão e outras doenças que levam a este ato”, disse.
ENTREVISTA: Ayla Moura – Setembro Amarelo – 25.09.17
VEJA MAIS FOTOS: