Com aumento da demanda por testes de Covid-19, farmácias no Piauí já começam a enfrentar dificuldades para manter os estoques do produto. O sindicato que representa o setor diz que a possibilidade de desabastecimento é real, devido a alta procura, a exemplo do que também vem acontecendo na rede pública e nos Centros de Testagem.
De acordo com o presidente do Sindicato das Farmácias do Piauí, Francisco Lopes, a procura começou a aumentar no último mês de dezembro. Em janeiro, a demanda pela testagem cresceu ainda mais nas farmácias privadas.
Outro problema enfrentado é que, a cada mês, o produto é reajustado. Essa realidade dificulta ainda mais a manutenção dos estoques.
“Desde o mês de dezembro há uma procura muito grande desse produto nas farmácias. Isso vem gerando um desabastecimento. Esses produtos, a maioria, são importados. Quando a gente fala de dólar, a cada mês há um reajuste de preço. À medida que esses testes vão chegando, eles já vêm com preço diferenciado. À medida que a procura aumenta, vamos ter maior escassez de testes em farmácia”,
As farmácias do Piauí também enfrentam dificuldades para manter os estoques de produtos como remédios antigripais, vitamina C, e itens de proteção, como máscara. “Nesse momento, em que a demanda está aumentando, temos escassez desse produto e, consequentemente, o aumento de preço”, destacou.
redacao@cidadeverde.com