No dia 26 de janeiro a cidade de Geminiano comemora 28 anos de emancipação política. Em anos anteriores à pandemia da COVID-19, a Prefeitura realizou shows musicais para marcar a data, que sempre era precedida de inaugurações e entregas de obras.

Com a vacinação da contra a COVI-19 sendo amplamente aplicada no município, deixando Geminiano em alguns momentos como a terceira cidade do Piauí com mais de 95% da população vacinada com a primeira dose. Até o dia 27 de dezembro de 2021, 5.228 pessoas já haviam tomado a primeira dose e 4.735 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Além disso, a dose de reforço já vem sendo aplicada.

Porém, como é de conhecimento público, a nova gripe, o vírus da influenza H3N2, tem se espalhado de forma rápida, lotando postos de atendimentos de saúde, como UBSs e hospitais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Geminiano, até a data de 7 de janeiro de 2022, foram realizados cerca de 41 atendimentos de Síndrome Gripal na zona rural e outros 36 atendimentos na zona urbana, totalizando 77 atendimentos.

Por esta razão, pensando no bem-estar da população, o prefeito Erculano Carvalho decidiu cancelar o show que aconteceria no dia 26 de janeiro com o cantor Léo Magalhães e outros artistas. Estará mantida na programação de aniversário as inaugurações e entregas de obras. A programação será divulgada em breve.

Ascom