A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem monitorando a circulação da nova cepa do vírus da gripe (H3N2) que já atinge estados como São Paulo e Rio de Janeiro. No Piauí ainda não há registro da doença. A vacina para combater a mutação da Influenza A só deve chegar ao país em 2022. Por outro lado, a vacinação contra o H1N1 segue em andamento nos municípios e de acordo com dados do LocalizaSUS, o estado está com 79,4% da população imunizada, atrás apenas dos estados do Maranhão (81,7%); Alagoas (82,9%) e Amapá (93%).

“Nos últimos dias nós observamos um aumento dos casos de Influenza nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. O estado do Piauí vem monitorando a sua situação e até o presente momento não apresenta um aumento dos casos ou até mesmo a identificação da variante percebida nos outros estados”, destaca o superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Os sintomas do subtipo de vírus são semelhantes aos das outras síndromes gripais clássicas como febre alta, inflamação da garganta, dores no corpo, coriza e tosse persistente.

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, destaca que a participação da população piauiense em campanhas de vacinação sempre é muito positiva e reitera a importância de buscar os imunizantes.

“As vacinas vêm até o estado e nós disponibilizamos para a população para que ela possa se proteger. Atingimos uma cobertura de 79,4% na campanha de vacinação contra a Influenza esse ano e queremos atingir números maiores”, pontua o secretário.

O gestor reforça a necessidade de se manter os cuidados higiênico-sanitários contra a Covid-19 que são importantes também para a proteção contra outros vírus como o da Influenza

“Reforçar esses cuidados nos ajudam tanto a controlar a Covid como outras doenças virais”, reitera Florentino Neto.

 

Cidade Verde