O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou nesta quarta-feira (3) o edital do Exame Classificatório para o preenchimento de 3.955 vagas em 16 municípios, para o período letivo de 2022.

As vagas são para os municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

O IFPI oferece cursos técnicos gratuitos de três formas:

Integrada: para o aluno, que em um tempo mínimo de três anos, concluirá, simultaneamente, uma habilitação profissional técnica e o ensino médio no IFPI .

Concomitante: para candidatos que estarão cursando em 2022, a 1ª, a 2ª ou a 3ª série do ensino médio em outra instituição. Nesse modelo o aluno, em um tempo mínimo de um ano e meio a dois anos, concluirá uma habilitação profissional técnica no IFPI, condicionada sua diplomação à conclusão do ensino médio na escola em que está matriculado.

Subsequente: para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.
As inscrições iniciam no dia 12 de novembro, a partir das 16h, e devem ser realizadas no site do IFPI até o dia 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição é de R$ 20 e poderá ser feito até 13 de dezembro.

Para quem deseja solicitar isenção na taxa de inscrição ou o uso de nome social, os pedidos devem ser realizados a partir desta quarta-feira (3) até o dia 5 de novembro.

Vagas

As vagas são destinadas por município, por isso é necessário atenção ao fazer a inscrição, principalmente na forma de ingresso, se vai ser de forma integrada, concomitante ou subsequente.

Confira o quadro de vagas

Em atendimento às disposições contidas na Lei nº 12.711/2012 e no Decreto nº 7.824/2012, em cada curso, por turno, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos da rede pública de ensino, e dentro dessa porcentagem vão ter vagas com base no sistema de cotas, destinadas considerando a renda e etnia.

Provas

As provas estão previstas para serem realizadas de forma presencial no dia 16 de janeiro de 2022. O resultado final deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro de 2022.

A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta.

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade do candidato transexual, travesti ou transgênero pedir o uso de nome social, designação pela qual se identifica e é socialmente reconhecida.

O candidato deverá solicitar o uso do nome social, no site do IFPI, de 3 a 5 de novembro, anexando os documentos listados no edital, digitalizados, em arquivo único em PDF.

G1 PI