Início Destaque PANORAMA: Crise na Saúde pode levar a rompimento entre Padre Walmir e...

PANORAMA: Crise na Saúde pode levar a rompimento entre Padre Walmir e Edilson Carvalho

Espaço
Ao que tudo indica, a secretaria de Saúde de Picos tem só uma porta de saída, mas, as de entrada parecem ser muitas. A situação é tamanha que há, inclusive, quem diga que já não são portas, mas verdadeiros portões.

Saudade de poder
Um experiente político picoense que já deteve muito poder nas mãos deve estar sentido uma saudade danada da época que dava as cartas na política local. Hoje, sem tinta na caneta ele, ele vive numa situação bastante engraçada: um dia torce pelo garantido, no outro, para o caprichoso.

História de reino
Reza a lenda que num certo reino no Sertão do Piauí o vice-rei propôs ao rei que dividissem o reinado. O rei, então, indagou como seria essa divisão. O vice-rei respondeu que seria meio a meio. O rei se interessou e devolveu: “Mas meio a meio em tudo?”. Intrigado, o vice-rei logo questionou: “Como assim?”. Áspero, o rei lhe respondeu: “Meio a meio nas lágrimas e nos risos”.

Pediu para sair
Como já era especulado no meio político, a ex-secretária de saúde Socorro Monteiro pediu exoneração do cargo. O vice-prefeito Edilson Carvalho até que tentou convencer a esposa a permanecer no cargo. Mas, ao que tudo indica, nas gavetas daquele órgão não haviam facas suficientes para a quantidade de abacaxis que precisam ser descascados.

Posse da secretária Socorro Carvalho – Foto: José Maria Barros

Fato novo
Circula nos corredores do Palácio Coelho Rodrigues a informação de que o prefeito Walmir Lima (PT) já cogita nomear um substituo para ocupar o lugar deixado pela ex-secretária Socorro Monteiro. Até aí tudo bem. O “x” da questão, no entanto, é que o chefe do executivo está estudando nomes de outros partidos aliados e não do PTB, que é legenda detentora da indicação da pasta. Caso as especulações se concretizem, a aliança entre petistas e petebistas deve ficar por um fio.

Portas Fechadas
O prefeito Walmir Lima (PT) deu seu recado à cúpula do PTB: a possibilidade dos petebistas ocuparem mais espaço na gestão municipal é zero. Segundo o petista, o compromisso assumido na formação da chapa está sendo cumprido. Na visão do padre, se a legenda inchou não é problema dele.

Sinuca de bico
Segundo a “Rádio Calçada”, alguns vereadores de Picos vivem numa verdadeira sinuca de bico. É que eles firmaram o compromisso de apoiar determinados deputados nas próximas eleições, mas seus principais apoiadores preferem outras opções.

Sob nova direção
O Sindicato dos Servires Públicos Municipais de Picos, (SINDISERM) está sob nova direção. A professora Lenice Sales foi empossada na presidência no final de janeiro e já assumiu a entidade em meio à greve em alguns setores da saúde e de atrasos salariais na educação. Agora, cabe a ela a missão de mediar os dois conflitos existentes entre a categoria e a gestão municipal.

Lenice Sales e Edna Moura – Foto: José Maria Barros/GP1

Primeira vez
O município de Geminiano ganhou uma festa para comemorar pela primeira vez na história sua emancipação política. Para isso, o prefeito Erculano Carvalho promoveu dois dias de festa e celebrou ao lado do povo os 24 anos do município com uma programação recheada. Além da inauguração de várias obras, também houve missa em ação graças, corrida de prado e muita música com os artistas da terra e atrações nacionais.

Dando o recado
A direita picoense realizou seu segundo encontro na cidade de Picos. O evento aconteceu no sábado (28), no auditório do Picos Hotel, e contou com um grande público. Em relação à política nacional, os integrantes seguem a ideologia e o discurso do deputado Jair Bolsonaro, também pré-candidato à Presidência da República. Resta saber se o grupo ainda vai estar articulado e como vai se comportar na eleição municipal em 2020.

Ganhou de novo
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em decisão unânime negou recurso interposto pela coligação derrotada que pedia a cassação do diploma do prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo (PDT) e do seu vice, Écio Flávio Gomes (PSB). A ação já havia sido julgada improcedente pelo juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa.

O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pela coligação “Unidos por Dom Expedito Lopes”. Na AIJE a candidata derrotada Francisca Ivete do Nascimento Lima (PRTB) acusa o prefeito e o vice de fraude relacionada à cota de gênero da coligação “Um novo tempo, uma nova história”.


A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP