O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, apresentou na primeira quinzena de setembro uma redução do número de pacientes internados no setor covid. A quantidade de internações foi a menor desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Desde o início de setembro de 2021, a média de pacientes internados na Enfermaria do setor covid são sete pacientes e, na UTI, quatro pacientes. Nos últimos sete dias não foram registrados óbitos em decorrência da doença. Uma redução bastante significativa, se comparado ao mês de março, quando os leitos alcançaram sua capacidade máxima.

A partir do dia 1º de outubro o Hospital faz uma adequação no número de leitos disponíveis para tratamento da doença: dos 25 leitos de enfermaria, 15 ficarão ativos. Já o número de UTI Covid vai reduzir de 20 para 10 e permanece os dois leitos de estabilização.

A diretora geral do Justino Luz, Samara Sá, explica que a medida foi adotada com base nos índices de internação na unidade. “Diante do avanço da vacinação, avaliamos durante todo o mês de setembro como ficaria a média de ocupação dos leitos. Fizemos uma série histórica dos últimos dois meses apresentamos à FEPISERH, que determinou que poderíamos fechar 10 leitos de UTI e mais 10 de enfermaria, sem prejuízos à macrorregião, pois ainda seremos a referência covid-19 para todo o território”, destaca a diretora.

Samara Sá destaca ainda que o Hospital está preparado para reabrir os leitos caso seja necessário. “Estamos felizes com a redução dos índices da pandemia”, acrescenta Samara.

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, órgão que administra o Justino Luz, destaca a atuação do hospital no tratamento da Covid-19. “ Toda a população da macrorregião de Picos esteve e continua bem assistida em relação ao tratamento da doença. Apesar de ser uma doença que pegou todos de surpresa, o Justino Luz foi estruturado para atender, com qualidade, uma alta demanda. Muitas vidas foram salvas. O fechamento dos leitos é um indicativo positivo do avanço da vacinação”, afirma.

 

Ascom