Um macaco bugio (Alouatta guariba) está atacando pessoas na localidade Serra Vermelha, zona rural de São Raimundo Nonato, a 540 quilômetros de Teresina, no Sul do Piauí. Pelo menos uma criança e duas mulheres já foram vítimas do primata que é criado por uma família como um animal doméstico.
O último ataque aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) contra uma mulher, identificada como Irany de Sousa Ferreira, 41 anos. Ela havia acabado de sair da casa onde reside, quando o animal pulou e a agrediu.
“Ela mora a 200 metros da casa onde o macaco vive. A mulher acredita que o macaco estava no pé de manga que fica em sua residência se alimentando de frutas, quando a viu e a atacou”, contou o comandante da Companhia Ambiental do 11º Batalhão da PM de São Raimundo Nonato, capitão Odair Ribeiro.
Ela precisou ser levada pelo Samu até a Unidade de Pronto Atendimento do município para tratar os ferimentos. A mulher ainda permaneceu no local por algumas horas à espera de vacinas.
De acordo com o capitão , o animal é criado pelo proprietário da casa onde estava.
“Ele já mora com a família há muitos anos, sem licença ambiental, e agora começou a ser mais agressivo, arranhar, morder as pessoas que se aproximam. Está mais agressivo”, afirmou o capitão Odair Ribeiro.
O comandante contou ainda que já acionou o Ibama para capturar o animal. “Pedi ao Ibama de Teresina para vir buscar, mas me informaram que não tinham viatura porque estão combatendo as queimadas. Aí pedi ao Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), com sede em Petrolina-PE e eles disseram que vêm buscar até o fim de semana”, disse o militar.
O capitão Odair disse ainda que orientou as vítimas a fazerem um boletim de ocorrência sobre os ataques.
“O ataque da criança, como ela faz parte da família, eles preferiram não fazer. Mas a mulher que foi vítima hoje, eu informei para a assistente social do hospital, para ela procurar a delegacia e fazer o BO”, declarou.
G1 PI