Os moradores do povoado Cipaúba, zona rural de Picos, sofrem com a dificuldade de abastecimento de água. O sistema local há vários anos não atende à maioria das famílias. Os moradores desconfiam que o desabastecimento ocorre devido à possíveis desvios de água da rede de distribuição. Segundo eles, o poço que abastece a localidade possui vazão suficiente para atender a demanda das famílias, já que em várias casas o abastecimento era normal antes dos prováveis desencaminhos da água.
Os denunciantes afirmaram que o problema não é recente, mas que todos os gestores que passaram pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, órgão responsável pelo setor, tiveram conhecimento do problema, no entanto nenhuma providência foi adotada para solucioná-lo. De acordo com os habitantes, a situação tende a ficar ainda mais crítica com chegada do período mais quente do ano. Os mais prejudicados com a escassez são as crianças e os idosos, sobretudo, os acamados.
Para amenizar a situação, a prefeitura tem disponibilizado carro pipa, mas além das famílias não possuírem reservatório suficiente para o armazenamento, a frequência que os domicílios são abastecidos, não atende as necessidades das famílias.
Conforme informou o coordenador da Manutenção dos Poços, Sebastião Lauriano, outras comunidades também enfrentam o mesmo problema o que tem provocado transtorno e revolta nos usuários. O coordenador ressaltou que irá propor à gestão que busque medidas jurídicas para as pessoas que vierem a cometer tal infração, sejam punidas.