O governo do Piauí vai receber do Ministério da Saúde mais 62.140 vacinas contra Covid-19 para a campanha nacional de vacinação contra a doença no estado.
Desse total, 19.890 são da Pfizer e 42.250 da AstraZeneca. Todos os lotes serão destinados para a segunda dose. O avião com as 19.890 doses da vacina Pfizer tem previsão de aterrissar 15h30 e o que traz as 42.250 vacinas AstraZeneca deve pousar no aeroporto Petrônio Portela às 12h15.
As doses da vacina FioCruz AstraZenca serão utilizadas para a segunda dose de 6% do grupo de 60 a 64 anos contemplado na pauta 16-A e para 7,3% do público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inseridas também na pauta 16-A.
“É se suma importância que a população possa completar o seu ciclo de imunização tomando a segunda dose.Por isso pedimos a você que na data marcada volte ao posto de vacina, ou ao local determinado pelo seu município e tome o seu reforço, só assim conseguimos vencer a pandemia da Covid-19”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Por outro lado as 19.890 vacinas da Pfizer serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.
“Esta semana o Piauí também recebeu 56.500 doses da vacina AstraZenca, na quarta-feira (30), e 9.360 doses dos imunizantes da Pfizer, na quinta-feira(01). Todas para primeira dose e sendo distribuídas conforme resolução da CIB”, lembra o gestor.
Nesta semana, o Piauí recebeu 65.860 doses de vacinas para a primeira dose da população, sendo 56.500 da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer.
Nesta semana, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, alertou a população para os riscos do abandono vacinal. O secretário declarou que as pessoas precisam retornar aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose e, assim, completar o esquema de proteção contra o novo coronavírus.
“Se não tiver a picada de reforço, a pessoa fica menos resguardado contra o coronavírus. A vacina é a nossa única maneira de superarmos essa pandemia, e assim termos a retomada da normalidade no nosso dia a dia. Por isso, reforçamos para que todos façam a segunda dose”, disse.
Aplicações
O Piauí registrou o segundo maior pico de aplicação das vacinas contra a Covid-19 em 24 horas, na quinta-feira (1º), com 41.670 doses aplicadas. No dia 07 de junho, o estado alcançou o primeiro pico da vacinação, quando foram aplicadas 56.636 doses. Atualmente, o estado aplica as vacinas CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. No Piauí, 10,63% da população já está com a imunização completa.
O estado do Piauí atingiu na quinta-feira (01), a marca de mais de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose das vacinas para combater a Covid-19.
Cidade Verde