Segundo alguns analistas da política local, a harmonia entre o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o ex-prefeito Zé Neri (PTB), não será abalada por conta do pleito eleitoral do ano que vem. Partidários dos dois líderes políticos garantem que há um entendimento para que o candidato apoiado pelo Palácio Coelho Rodrigues, respeite a delimitação e não adentre em território petebista.
Outra visão
Já os adversários de ambos acreditam que não será bem assim, eles garantem que com o passar do tempo e a proximidade do pleito, as contendas serão inevitáveis. Agora é esperar para ver se a dupla Gil e Zé segue de mãos dadas rumo a 2024 ou ocorrerá desarmonia entre o alavancador do progresso e o cuidador dos pobres, como pregaram na campanha passada.
Sorte lançada
Segundo a Rádio Calçada, já existem até apostas na cidade em relação a esse desfecho. Agora é aguardar para ver quem ganhará a disputa. O que não falta é palpiteiros para incentivar os apostadores.
Sinal verde
Vereadores, suplentes e lideranças políticas dos partidos Progressistas e PTB do município de Picos, estiveram reunidos com a deputada Belê Medeiros em um restaurante da cidade. Segundo um dos participantes, no cardápio estava a possível pré-candidatura do secretário de Saúde, Aldo Gil, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito vindouro.
Estilo mineirinho
O secretário Aldo Gil tem adotado o estilo mineirinho. Ele ainda não se pronunciou sobre o assunto, e desconversa quando é questionado pela imprensa. O que dizem é que o secretário aguada apenas um sinal verde para começar falar mais alto.
Como fica?
O prefeito de Paquetá do Piauí Tales Pimentel (Progressistas) também quer ter sua foto na urna eletrônica na eleição do próximo ano. O gestor até então sonhava com o apoio do prefeito Gil Paraibano. As pessoas próximas ao prefeito dizem que ele vai para a disputa, independe de apoio palaciano. Parece que vem abacaxi para o senador Ciro Nogueira descascar.
Alarme falso
O vereador picoense Pedro Pio (Progressistas) negou que tenha recebido o convite para assumir a Secretaria da Agricultura do município. O paramentar se disse surpreso com os comentários surgidos sobre essa possibilidade. Segundo os buchichos, Pedro ganharia a pasta da terra, mas como contra partida, teria que apoiar o deputado Nerinho (PTB) na eleição do próximo ano. O progressistas declarou que tem uma estreita relação de amizade com o petebista, mas nunca houve tratativa de apoio ao deputado.
Igual um pinto no ovo
Tem um prefeito de uma cidade da região de Picos que mais parece um pinto no ovo. Lá, dizem que gestor vive sufocado pelo ex-prefeito, que até para o anúncio de algum benefício adquirido para o município, tem que ser divulgado como feito do seu antecessor.
Ficou no quase
Ao que parece, o vento levou a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta por alguns vereadores da bancada de oposição em Picos. O objetivo da CPI seria investigar as contas deixadas pela gestão anterior. De acordo com um membro da bancada, tem alguns colegas recebendo mensagens do além para não entrarem nessa. Será? Os mensageiros alertam que a comissão pode ser transformada em um girau. É melhor estes não ajudarem a erguê-lo, para evitar possíveis incidente.
Dando sinais
O ex-prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (Sem Partido), que quando estava com a caneta na mão almejava disputar uma vaga na Câmara Federal, pelo menos nas redes sociais, voltou a ser visto. Um antigo aliado do ex-gestor disse que está pagando para ver mesmo é o homem na rua com uma caneta, mas sem tinta para riscar. De acordo com um ex-defensor de Walmir, é bem capaz de que aqueles que na época atuavam como assistentes ordem, acompanhe, o agora só padre, na aventura.
Bem na fita
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, em 49 municípios das 15 microrregiões do Piauí, mostra quais são os maiores líderes políticos do Estado na visão dos entrevistados. Na sondagem, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), aparece bem posicionado. Ele foi citado por 0,53% dos entrevistados, ficando empatado com políticos de longa carreira, como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho; e do prefeito da capital, Dr. Pessoa.
Continua
A professora Gisele Dantas foi reeleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí (SINTE) Regional de Picos. Gisele, que disputava a reeleição, obteve uma expressiva vantagem frente a sua concorrente, a também professora Adnaide Rufino. Segundo um integrante da chapa derrotada, apesar de não terem vencido a disputa, a avaliação foi positiva, tendo em vista que nas últimas eleições nem concorrente teve.