A Câmara Técnica de Vacinação – composta pelo governo do estado e municípios – acordaram em reunião na tarde desta sexta-feira (4) de destinar 50% das vacinas para a população em geral, 30% para as pessoas com comorbidades e 20% para categorias essenciais.
A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde(Cosems), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite(CIB) da Sesapi, decidiram o público-alvo que vai receber as próximas doses de vacina contra a Covid-19, que chegarão ao Piauí.
A ideia é iniciar a vacinação da população em geral de 18 a 59 anos a partir da próxima semana com a chegada de novas vacinas. A imunização vai acontecer por ordem decrescente de faixa etária e será feita de forma paralela aos grupos prioritários.
Semana passada, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação da população em geral contra a covid-19, com idade entre 18 e 59 anos. Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Teresina se antecipou e anunciou a vacinação da população na faixa etária de 59 anos, sem comorbidade, através de drive-thru.
Na reunião, ficou definido que 30% das vacinas serão utilizadas para continuidade da imunização do público com comorbidades e 20% para categorias consideradas essenciais nas áreas de saúde, educação, jornalismo, limpeza pública e outras categorias, observando sempre as diferentes normativas específicas.
“A Sesapi em conjunto com o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) vai liberar uma nota técnica orientando como os municípios devem proceder na vacinação desses grupos”, informou o secretário.
Florentino esclareceu ainda que a vacinação vai iniciar com os grupos etários de 55 a 59 anos e, gradativamente, o calendário dos municípios já vai informando as idades seguintes.
Segundo Florentino Neto, os municípios vão informar à população os grupos que devem ser vacinados por faixa etária.
“Estamos respeitando o Plano Nacional de Imunização, imunizando primeiro as pessoas com comorbidades e depois seguindo o público de atividades essenciais. A ordem do governador Wellington Dias é avançar cada vez mais até conseguirmos proteger toda a população piauiense”, afima o secretário.
O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que o envio hoje das mais de 100 mil doses de vacinas para o interior, já é uma preparação para iniciar a imunização da população em geral de 18 a 59 anos.
“Ficou acordado que os municípios precisam imunizar os grupos prioritários como as pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da educação do ensino básico e superior, comorbidades, gestantes e puérperas. Os municípios e estados que possuem vacinas que são suficientes para que se possa avançar nos grupos e finaliza-lo, o município já estaria apto a abrir para a população em geral”, explicou Herlon Guimarães.
Hoje, a Sesapi confirmou o envio de vacinas para imunização de 100% do público de trabalhadores da educação do Piauí. Serão vacinados tanto os trabalhadores do ensino básico como superior.
Cidade Verde