Início Colunas Panorama: Quem fará o papel de bobo da corte na hora do...

Panorama: Quem fará o papel de bobo da corte na hora do vamos ver?

Alguns prefeitos da região de Picos farão o senador Ciro Nogueira, ou o candidato apoiado pelo governador Wellington Dias (PT), de bobo da corte. Vários deles, mesmo alinhados com o progressista, não tiram da boca o nome do secretário de Estado da, Fazenda Rafael Fonteles, que é o possível nome a ser apresentado por WD, aos partidos que formam sua base aliada. E afinal, o que é de tão bom que Fonteles tem?

Fisgado

Um experiente político ligado ao senador garante que não haverá debandada. Ele afirmou que tem deles que possuem o sangue azul circulando nas veias políticas, e outros estão fisgados igual peixe no anzol, com a tramitação de processos para a execução de obras federais em seus municípios.

Pulo do gato

Segundo comentários, os prefeitos da onda azul serão monitorados e terão que manter em dia o cartão fidelidade, mas há quem diga que o pulo do gato por parte de alguns destes, será inevitável.

Fechando as portas

O Partido dos Trabalhadores já está tratando de fechar as portas visando a eleição do ano que vem. Os deputados progressistas e petebistas que desejarem seguir o governador Wellington Dias no pleito vindouro, terão buscar abrigo em outras agremiações partidárias, pois pelo visto, no Spa petista só caberá os companheiros.

Diferente

(Foto: Reprodução)

Diferentemente dos últimos cinco anos, o aniversário do ex-prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (Sem Partido), ocorrido no último dia 16, passou quase que despercebido. Nas redes sociais, apenas algumas pessoas que integraram o seu extinto núcleo se manifestaram. Será se aqueles que se intitulavam seus amigos de primeira hora, na época das vacas gordas, se manifestaram diretamente ao ex-mandatário, ou esqueceram a data?

Gol contra

Na sessão desta quinta-feira da Câmara Municipal de Picos, foi derrubado veto do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), ao projeto de lei que denominava de Expedito de Carvalho Leal, a passarela que foi construída nas proximidade do balão que acessa o centro da cidade. A votação para a derrubada do veto aconteceu de forma secreta e ocorreu que parece que teve vereador da base governista que fez gol contra.

Será se muda?

Especulou-se nas rodas de conversas políticas que poderia haver mudanças na composição do governo Gil Paraibano. Segundo os comentários, alguns secretários estariam insatisfeitos com o tratamento a eles, dado pelo gestor. Mas também há casos em que é o prefeito não estaria satisfeito o com desempenho do subordinado.

Confortável

Se tem insatisfação para um ou outro, o certo é que para o multi-secretário é só contentamento. O que dizem por aí, é que onde o homem é chamado para resolver algum tipo problema, a solução vem em um piscar de olhos. Segundo os buchichos, além de dar conta das demandas de sua pasta, ele ainda sonda se há pepinos, nas ocupadas pelos colegas, para ajudar a descascar.

X da questão

Segundo informações repassadas por munícipes de uma cidade que faz divisa territorial com o município de Picos, se no Brasil houvesse um disputa para o prefeito mais obediente do Brasil, o de lá ganharia disparado. Dizem que a submissão do administrador é tamanha, que só assina um papel se o ex-gestor fizer um X no local de pôr a assinatura.

Habilidoso

Araujinho (PT)

O coordenador regional do Programa PRO Piauí, Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, tem demonstrado bastante habilidade no cargo. O empresário e político tem recebido políticos de vários municípios e de diferentes correntes. E de acordo com alguns destes ouvidos pela coluna, as tratativas têm tudo para se transformarem em ações exitosas em seus municípios

À procura de novas trilhas

(Foto: Reprodução)

A vereadora Dalva Mocô (PTB) esteve essa semana em Teresina, onde se encontrou com o deputado federal Átila Lira (Progressistas). Participaram do encontro os filhos dos dois políticos, Átila Filho e Edvaldo Filho. A parlamentar declarou que na conversa foram tradadas parcerias em projetos para a cidade de Picos.

Bem visto

Aldo Gil (Foto: Reprodução)

Em menos de seis meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, o secretário Aldo Gil parece que passou no teste. Além de ser elogiado pelo grupo que compõe a base aliada, Aldo tem demostrado muito respeito pela oposição, e sensibilidade pelos servidores. Pelo menos é o que se ouve por aí.