Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) apontou que 57,15% das estratégias de ensino adotadas pelas escolas, em 2020, não foram de forma virtual. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28), no Dia Mundial da Educação.

De acordo com o TCE, a pesquisa abordou de que forma as atividades pedagógicas de ensino foram realizadas nos 224 municípios piauienses durante a pandemia. A pesquisa foi feita através de um questionário eletrônico enviado aos secretários municipais de educação.

Dos 224 municípios do Piauí, cinco não responderam o questionário: Beneditinos, Bonfim do Piauí, Joca Marques, Palmeirais e Rio Grande do Piauí. Então, do total de 219 cidades, 210 redes municipais de ensino ofertaram atividades pedagógicas de forma não presencial no ano de 2020, ao passo que nove não aderiram a esse formato de ensino.

“A principal estratégia utilizada pelas redes municipais foi a distribuição de material impresso (apostilas), que foi adotada por 206 municípios. À exceção de quatro municípios, os demais adotaram essa estratégia”, contou Caroline Leite, chefe da Divisão de Fiscalização da Educação.
Conforme o levantamento, as estratégias adotadas pelos municípios foram isoladas ou em conjunto, ou seja, uma cidade pode ter adotado mais de um método dependendo da sua região. Além das apostilas, a metodologia de ensino aplicada em algumas cidades foi através de rádio, livro didático e até pen-drives.

Planejamento para 2021

Com os dados, o TCE-PI presumiu que o ensino híbrido se manterá como uma nova realidade para todas as redes de ensino por tempo indeterminado. O Tribunal destacou que a escassez de ferramentas para aumentar a acessibilidade das atividades on-line merece atenção urgente, antes da retomada presencial das atividades.

O relatório mostrou, também, que, em relação ao planejamento para retorno das aulas de forma presencial ou híbrida em 2021, entre os 219 municípios que responderam, 179 redes de ensino informaram que adotam ou adotarão para o retorno das aulas o modelo não presencial, enquanto 39 optaram pelo modelo híbrido e somente um pelo modelo presencial, observando a preponderância das atividades pedagógicas não presenciais no planejamento do ano letivo deste ano.

Segundo o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) é vital se estimular a adoção de estratégia pelas redes de ensino, como transmissão on-line de aulas e de conteúdos digitais, por redes sociais e/ou plataformas de ensino. Assim como incentivar o poder público a viabilizar o pleno acesso dos alunos a computadores e à internet para realização das tarefas de aprendizagem.

 

G1 PI