A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nessa quarta-feira (31) que o Piauí tem estoque do ‘kit intubação’ para mais 15 dias. O kit contém um conjunto de medicamentos que são essenciais para garantir que o paciente permaneça sedado com segurança em um leito de UTI, com o uso do respirador.
De acordo com a Sesapi, o Piauí adquiriu os medicamentos com recursos próprios. Além do estoque atual, o estado tem uma reserva técnica para qualquer emergência.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, afirmou que desde o início da pandemia, o número de leitos de UTI existentes no estado foi aumentando e por isso o consumo desses insumos também aumentou.
“Todo esse aparato de UTI presente na rede estadual nos remete à obrigação de garantir os medicamentos todos os dias para suprir as necessidades dos pacientes. O estado tem mantido seus estoques e aderiu também a um sistema de registro de preço nacional, que permitiu a compra de uma grande quantidade de medicamentos desse tipo, garantindo assim um estoque”, afirmou o secretário.
A grande procura é devido à pandemia de Covid-19 e a alta demanda por UTI para tratamento dos casos mais graves da doença. Sem os medicamentos, não é possível realizar o tratamento adequado para os pacientes mais graves que precisam de suporte ventilatório, necessário para melhorar as trocas gasosas.
G1 PI